Samutizo nas Escolas celebra Dia das Crianças com conscientização sobre a vida

Secretaria Municipal da Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam na manhã desta quarta-feira, 4, na sede do Samu, as crianças participantes do projeto Samutizo nas Escolas

Crédito: Fernanda Mendonça/Secom Palmas

Antecipando a comemoração ao Dia das Crianças, a Secretaria Municipal da Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam na manhã desta quarta-feira, 4, na sede do Samu, as crianças participantes do projeto Samutizo nas Escolas. A programação contou com apresentação teatral, oficina de primeiros socorros e didáticas sobre o trânsito e o trabalho realizado pelo serviço móvel.

 

De olhos vidrados, a criançada não perdeu nenhum movimento da peça teatral O Auto da Vida no Trânsito, da companhia A Barraca. “Aprendi que na hora de atravessar a faixa de pedestre, a pessoa deve sinalizar corretamente. Não pode usar o celular e nem fone de ouvido durante a travessia e, não pode beber e depois dirigir. Também é importante prestar atenção no trânsito”, explicou Ana Beatriz Noleto Veras, 8 anos, estudante da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Morais Tavares. 

 

Quem também compartilhou tudo que aprendeu é a estudante Helen Gomes Pereira, 8 anos, que explica que aprendeu mais sobre as leis de trânsito e que é preciso respeitá-las. “Sempre devemos atravessar na faixa”. Atenta aos ensinamentos do Samuzito nas Escolas, a estudante confessa que em casa chama a atenção dos pais quando percebe alguma infração. 

 

Conforme a secretária da Semus, Anna Crystina Mota, o projeto é de extrema importância. “Trabalhamos a educação para o trânsito justamente na base, que são as crianças. Repassamos esses ensinamentos e tornamos essas crianças multiplicadoras em suas famílias. Estamos imensamente felizes com o resultado dessas ações em prol da vida”, destacou.

 

A programação também contou com a oficina de primeiros socorros envolvendo a ressuscitação; dicas de boas práticas no trânsito com a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), parceira no projeto; e o funcionamento do Samu. 

 

Samuzito nas Escolas

O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância e o funcionamento do Samu, levando esclarecimentos aos alunos do 4º a 6º ano do ensino fundamental, pais e servidores da saúde, sobre as boas práticas no trânsito, além de prestar esclarecimentos sobre as atividades de urgência e emergência realizadas pela instituição.

 

Os ensinamentos também contemplam instruções sobre o uso correto do serviço 192 para solicitar socorro e reflexões sobre a importância da vida e da solidariedade entre as pessoas e conscientizar da atuação correta em situações de risco. 

Comentários (0)