Saúde de Araguaína vai ofertar gratuitamente implante hormonal contraceptivo

Vão ser beneficiadas, na etapa inicial do atendimento, 30 mulheres em situação de rua, cadastradas no Programa Consultório na Rua.

Crédito: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína segue ampliando o acesso a métodos contraceptivos gratuitos, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. O Município passará a ofertar também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a aplicação do Implanon, um implante subdérmico hormonal contraceptivo.

 

“O método estará disponível às mulheres de Araguaína em idade fértil que conheçam a eficácia desse contraceptivo e os benefícios dele para o planejamento familiar, mas, nesse momento vamos iniciar a colocação dos implantes em mulheres em situação de vulnerabilidade social, como as que vivem situação de rua, só depois abriremos para todas as interessadas”, explicou a coordenadora de Ciclos, Littza Araújo.

 

Araguaína é a primeira cidade do Tocantins a realizar gratuitamente o implante hormonal. Vão ser beneficiadas na etapa inicial do atendimento 30 mulheres, em situação de rua, cadastradas no Programa Consultório na Rua.

 

Capacitação

 

Nesta quinta-feira,2, uma capacitação foi realizada com médicas de três UBS de Araguaína que farão o procedimento. O treinamento teve como objetivo ensinar, de forma teórica e prática, como é feita a introdução e retirada do implante de longa duração, além de sanar dúvidas sobre o atendimento.

 

Durante a capacitação, seis moradoras de rua foram as primeiras a receber o Implanon, entre elas, a Luana Moraes dos Santos, 28 anos, moradora de rua, mãe de cinco filhos pequenos. “Eu estou satisfeita por essa oportunidade, já tenho cinco filhos e pretendo não ter mais”.

 

Como funciona

 

O Implante é feito com um pequeno tubo de silicone colocado embaixo da pele, no braço da paciente, e libera hormônios gradativamente pelo prazo de três anos.

 

Outros serviços

 

A Saúde Básica de Araguaína também disponibiliza outros métodos gratuitos contraceptivos nas UBS, como os anticoncepcionais de uso oral e injetável, além dos preservativos masculino e feminino que protegem de doenças sexualmente transmissíveis.

 

Recentemente, o Município iniciou a colocação gratuita do método contraceptivo DIU (Dispositivo Intrauterino), realizada na UBS do Araguaína Sul.

Comentários (0)