Saúde de Palmas anuncia fechamento da UPA Sul para novos casos de Covid-19

Unidade de Pronto Atendimento da região Sul de Palmas não tem mais capacidade de atendimento para pacientes diagnosticados com Covid-19

Imagem ilustrativa.
Descrição: Imagem ilustrativa. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informou na última segunda-feira, 15 de março o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul) para novas entradas de pacientes doentes em casos graves de Covid-19. A decisão se deu pois a unidade de saúde não comporta mais nenhum paciente nesta situação.

A decisão foi publicada pelo Dr. José Carlos Miele (CRM 4623), responsável técnico na UPA Sul, em comunicado emitido na segunda-feira. Miele informa que a unidade atende, no momento, a oito pacientes em estado grave e 13 pacientes de casos moderados acometidos pela Covid-19.

“Não temos capacidade para admitir novos pacientes em nossa unidade UPA Sul que sejam Covid positivo. Dessa forma, estamos fechando a porta para esse tipo de atendimento”, destaca o médico. “Atenderemos pacientes sem Covid amarelo e vermelho” complementa, se referindo a entrada de pacientes de casos de emergência que não são causadas pelo coronavírus.

“Atenderemos apenas pacientes demanda espontânea vermelho para Covid-19, os demais serão direcionados para Unidades Sentinelas, no próximo dia útil, para acompanhamento”, define o Dr. Miele.

Em nota emitida ao T1 Notícias na tarde desta terça-feira, 16, a Semus declara:

Nota à Imprensa

A Prefeitura de Palmas informa que a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul formalizou pedido de fechamento da referida unidade para casos novos de Covid confirmados e suspeitos à Diretoria de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde (Semus), responsável pela administração da unidade. Esta medida é necessária para a segurança dos pacientes que estão internados. Assim que regularizar a situação da lotação da unidade os atendimentos serão retomados.

Ressalta que serão mantidos atendimentos não Covid amarelos e vermelhos. Paralelo a isso, a Semus trabalha há semanas em tratativas na perspectiva de ampliar a oferta de leitos de estabilização, clínicos e de UTI. E ainda a expansão da capacidade de produção das usinas de oxigênio da Capital como discriminado na matéria do link abaixo:


https://www.palmas.to.gov.br/portal/noticias/prefeitura-de-palmas-busca-alternativas-para-ampliar-a-oferta-de-leitos-e-desafogar-upas/27272/

Comentários (0)