Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) em Unidades de Saúde da Família (USFs) serão reabastecidas com medicamentos nesta terça-feira, 13. O secretário municipal da Saude, Thiago Marconi, explicou que a falta de medicamentos relatada por alguns usuário ao T1 Notícias foi uma situação pontual.
Segundo Marconi, o abastecimento das UPAS e das USFs é realizado semanalmente. “Pode ter ocorrido algum problema na reposição, mas dos medicamentos utilizados em nossas unidades, os únicos que estavam em falta são alguns antibióticos e antieméticos (medicação usada para evitar vômitos)”, informou o secretário ao ressaltar que uma compra emergencial foi efetuada para solucionar o problema. Marconi ainda acrescentou que para não haver desperdícios, a Secretaria Municipal da Saúde alterou a forma de regulação dos medicamentos.
Acolhimento
Uma das usuárias relatou ao T1 Notícias que esteve na USF próxima da sua casa e na UPA da região Norte, mas que em nenhuma delas havia medicamento para o seu casa. Ela relatou que o atendimento até foi rápido, mas ao chegar na sala de medicação faltou um dos remédios. “O médico passou Buscopan e Complexo B, e ao chegar na sala de medicação não tinha o Complexo B”, disse a usuária.
Uma outra reclamação foi quanto a estrutura física das unidades. Segundo os usuários, em muitas delas há mofo, banheiros sem tranca, mato na porta. Os usuários se queixam também da falta de acolhimento e de profissionais médicos. “Se a gente reclama, eles ficam de cara feia”.
Em relação a essas duas questões, o secretário Thiago Marconi informou que as USFs estão passando por reformas e que vai verificar o que ocorreu quanto ao atendimento, pois as unidades contam com médicos.
Comentários (0)