Saúde de Palmas recebe 120 novos profissionais residentes

O programa de Residência Médica e Residência Multiprofissional em Saúde é oferecido pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

Fesp recebe 120 novos profissionais residentes em Saúde
Descrição: Fesp recebe 120 novos profissionais residentes em Saúde Crédito: Raiza Milhomem

Nos próximos dias a rede de saúde de Palmas contará com mais 120 novos residentes do Programa de Residência Médica e Residência Multiprofissional em Saúde oferecido pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Os profissionais de saúde foram recepcionados na tarde desta segunda-feira, 02, em uma solenidade de acolhimento que ocorreu no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), pela presidente da Fesp, Jaciela Leopoldino e o secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, coordenadores dos Programas de Residência e parceiros da Escola de Saúde.

 

A médica africana Emmanuella Akowanou, 26 anos, que veio de longe para cursar medicina na Universidade Federal do Tocantins (UFT) conta que ao entrar na faculdade sonhava se especializar em Ginecologia Obstetrícia, mas depois que passou pelo internato de Medicina de Família e Comunidade se deparou com muitas coisas que ela não esperava no serviço público de Saúde.

 

Segundo a profissional, ela achava que o Sistema Único de Saúde (SUS) era mais resolutivo e que muita coisa podia acontecer diferente. “Criou uma revolta dentro de mim. Foi quando decidi fazer a especialização em Medicina de Família e Comunidade para tentar fazer diferente e mostrar que realmente o SUS pode funcionar bem. Que o médico de postinho não é só um médico de postinho, e sim um especialista, que está ali para resolver os problemas e não só encaminhar para um outro especialista e empurrar o paciente pra frente e depois colocar o paciente na fila de espera”, fala orgulhosa e ansiosa para começar a atender na rede de saúde da Capital.

 

O tocantinense Rafael Vazzoller, 25 anos, é odontólogo e fala sobre das perspectivas e das oportunidades que a residência pode oferecer.  “Estou certo que vou aprender bastante durante a residência. O trabalho com a comunidade, sendo supervisionada pelos preceptores e tutores trará mais aprendizado na minha área de formação”, relata.

 

Para dar boas vindas aos novos residentes, Jaciela Leopoldino fez uma retrospectiva sobre a implantação do Plano Integrado de Residências em Saúde e também das perspectivas da Escola para este ano. “Estamos com a sétima turma de residentes, por aqui já passaram muitos profissionais que hoje estão em vários cantos do País. E isso nos enche de muito orgulho. Agora serão mais 120 novos profissionais que ingressam na residência, cheios de expectativas para colocar em prática o ensino e serviço em saúde, que irão interagir no dia a dia com o usuário, recebendo em contrapartida a formação”, destaca a presidente da Fesp. 


Já o secretário da Saúde, Daniel Borini, aproveitou a ocasião para anunciar a reforma dos 34 Centros de Saúde da Comunidade, além da revitalização das unidades de saúde, a ampliação e construção de novas estruturas na rede. Ele também falou da importância da atuação dos residentes na Rede de Saúde da Capital. “Queremos uma rede de Saúde cada vez melhor e estruturada. Com as novas reformas nas nossas unidades de saúde, vocês terão um espaço físico melhorado, que darão mais condições ao trabalho de cada um que hoje ingressa na residência”, pontua o gestor convidado os profissionais para aproveitar os cenários de prática.

Comentários (0)