Saúde de Palmas se mobiliza para identificar possíveis casos de Coronavírus

Os primeiros casos surgiram na cidade chinesa de Wuhan e o vírus já se espalhou por outros países

Crédito: Lineu Filho - Divulgação

Os recentes casos do novo coronavírus, descoberto na China e que se espalhou por outros países, levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendar alerta aos casos suspeitos e para as pessoas que tenham viajado nos últimos 14 dias em locais de transmissão. As equipes de vigilância e assistência dos estados e municípios brasileiros, assim como os serviços de saúde em geral, estão se mobilizando para identificar possíveis casos e tomar as medidas de segurança necessárias.

 

Em resposta ao T1 Notícias, após pedido de informações na manhã desta quinta-feira, 30, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), por meio da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, informou que emitiu nota técnica com informações detalhadas sobre o coronavírus, como as formas de transmissão, definição de casos suspeitos, orientações para os serviços de saúde em casos de confirmação do vírus.

 

Representantes da Semus de Palmas e do estado do Tocantins se reuniram no começo da semana para discutir a situação e deram início ao plano de contingência, com o objetivo de descrever as medidas preventivas à disseminação do coronavírus na região.

 

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, o secretário da saúde de Palmas, Daniel Borini, vai participar de uma reunião no Ministério da Saúde (em Brasília-DF) para discutir com outros gestores sobre os procedimentos e ações que deverão ser adotados. 


 

 

Nota técnica

 

Diante da emergência mundial em saúde pública ocasionada pelo novo coronavírus (2019-nCoV), com incidência originária na cidade de Wuhan-China e considerando-se as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as equipes de vigilância e assistência dos estados e municípios, bem como quaisquer serviços de saúde, devem ficar alerta aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local nos últimos 14 dias. Mais informações a respeito podem ser obtidas no link na Organização Mundial da Saúde https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019.


 

 

Situação em números


 

Mundo: 7.818 casos confirmados


 

China: 7.736 casos confirmados

12.167 casos suspeitos

1.370 casos graves

170 óbitos


 

Outros países: 

82 casos confirmados em 18 países


 

Atualizado em: 30/01/2020 às 16:30


 

 

Sinais e sintomas

 

Os sinais e sintomas clínicos referidos são principalmente respiratórios. Por exemplo: febre, tosse e dificuldade para respirar.


 

 

Transmissão

 

Definimos com transmissão local, a confirmação laboratorial de transmissão do 2019-nCoV entre pessoas com vínculo epidemiológico comprovado. Geralmente para os coronavírus (SARS e MERS) essa transmissão ocorre entre os contatos próximos e profissionais de saúde.


 

 

Definição de caso suspeito


Critérios Clínicos


Febre* e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros).


Febre e tosse, dificuldade respiratória e necessidade de internação sem outras etiologias que expliquem completamente os sintomas apresentados.

 


 

Critérios Epidemiológicos


Histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas histórico de contato próximo** de caso suspeito para o coronavírus (2019-nCoV), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.


Contato próximo** de caso confirmado de coronavírus (2019-nCoV) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.


*Febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico. Nestas situações, a avaliação clínica deve ser levada em consideração. 


**Contato próximo é definido como: estar a aproximadamente dois metros (2 m) de um paciente com suspeita de caso por novo coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI). O contato próximo pode incluir: cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado.


 

Todos os casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente ao CIEVS Palmas - Fone: 0800 644 5030 (63) 99219 3517 (63) 3218 5210 E-mail: cievspalmas@gmail.com

 

 

Comentários (0)