Sebrae e Prefeitura querem transformar Palmas referência em atendimento no comércio

Novas reuniões devem ser feitas para que os projetos e propostas discutidas possam ser colocadas em prática.

Crédito: Luciana Pires

Com o propósito de atuar em conjunto para desenvolver ações que visam capacitar trabalhadores e implementar projetos nos mais diferentes segmentos do comércio, de serviços e gestão pública, o Sebrae e a Prefeitura de Palmas pretendem atuar em conjunto para transformar a Capital em referência no atendimento.

 

As primeiras tratativas ocorreram nessa quinta-feira, 2, quando a prefeita Cinthia Ribeiro, junto aos secretários da Casa Civil, Carlos Braga, a secretaria da Sedem, Adriana Almeida e o Presidente da Agtur, Eudes Assis, receberam membros da diretoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Tocantins para discutir o tema. “Os setores do comércio e de serviços da Capital têm que acompanhar o crescimento de Palmas. A cidade evolui numa velocidade enorme. Os trabalhadores e os empreendedores precisam estar no mesmo compasso ou até mesmo à frente disso, cada vez mais capacitados para oferecer um bom produto e, principalmente, atendimento de qualidade a todos, tanto turistas como os próprios moradores”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Tocantins, o administrador Rogério Ramos.

 

Para a prefeita Cinthia Ribeiro, a união do Sebrae, com seu quadro de colaboradores e consultores qualificados, com a estrutura da gestão municipal vai propiciar a Palmas um salto de qualidade. “O consumidor está cada vez mais exigente. Os comerciantes e seus colaboradores devem se capacitar para oferecer serviços de excelência. E não há no país ninguém mais que domina esse ponto que o Sebrae. Aliar essa expertise com a estrutura da gestão, que tem técnicos bem preparados, é fundamental para alcançarmos a excelência na prestação de serviços e no comércio. E Palmas tem tudo para se tornar referência nacional em atendimento”, comentou.

 

Para Ramos, o trabalho de conscientização precisa ser feito juntos aos empresários que, sensibilizados, contagiariam os funcionários. “Os donos dos estabelecimentos devem também acompanhar a evolução tecnológica, as novas formas que existem no comércio atualmente e investir constantemente na atualização. Não se faz uma cidade referência em atendimento sem mão-de-obra qualificada”, ressaltou.

 

Um dos pontos discutidos foi o que os dirigentes do Sebrae e a prefeita classificaram de “roteiro integrado”. “O taxista ou motorista de aplicativo, por exemplo, deve apresentar a cidade ao seu cliente como oferecer roteiros de pontos turísticos, de bares, restaurantes, hotéis e ter sempre atualizada a agenda de eventos dos mais variados. A mesma coisa nos hotéis, restaurantes, shoppings, enfim, para que todos se unam e vendam a cidade como Palmas é, ou seja, vibrante e cheia de atrativos.”

 

Já o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, destacou o fato de Palmas, como capital de um Estado como o Tocantins rico em turismo, deve estar preparada para essa evolução. “Tudo passa por Palmas. É a capital que tem a logística de um aeroporto bem estruturado, rede hoteleira e infraestrutura do trad turístico em plena evolução. Essa estrutura pronta deve ser aproveitada da melhor forma possível com um atendimento de máxima qualidade.”

 

Dessa forma o Sebrae colocou a estrutura à disposição da prefeitura para aprofundar as discussões e iniciar estudos voltados a este tema. Com isso, novas reuniões devem ser feitas para que os projetos e propostas discutidas possam ser colocadas em prática.

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