Os vencedores do módulo Ideação, projeto Inova Amazônia, serão apresentados pelo Sebrae Tocantins no próximo dia 02 de fevereiro, em Palmas. O evento, que está previsto para ocorrer a partir das 17 horas, no auditório da instituição, tem como objetivo de impulsionar o universo das startups com projetos voltados para bionegócios sustentáveis.
Os participantes fazem parte da seleção das 30 empresas do ramo de produtos ou serviços de bioeconomia que receberam capacitações e consultoria do Sebrae, por meio do Inova Amazônia.
A iniciativa é focada em fomentar a criação de negócios inovadores, mais conhecidos como startups e conta com uma premiação para as ideias que ficarem em 1º, 2° e 3° lugar. Os valores são de 30 mil, 20 mil e 10 mil respectivamente.
De acordo com a analista do Sebrae Adelice Novak, o Inova Amazônia tem como foco estimular o empreendedorismo responsável, que respeita e preserva o meio ambiente, mas ao mesmo tempo, que que gera impactos positivos na economia local. “Uma das principais vertentes do programa é a capacitação dos empreendedores selecionados. O Inova Amazônia oferece cursos online, workshops e treinamentos em diversas áreas fundamentais para o sucesso dos negócios, como gestão empresarial, marketing digital, finanças, sustentabilidade, inovação, tecnologia e conexões estratégicas”, completa.
Os projetos inovadores estão relacionados à preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais da Amazônia Legal, e que tenham suas soluções aplicadas às seguintes áreas: Alimentos; Agricultura; Aquicultura e Pesca; Bebidas; Biocombustíveis; Bioenergia; Bioplásticos e Embalagens; Casa e construção; Ecodesign; Ecoturismo; Farmoquímico e Farmacêutico; Fitoterápicos e Nutracêuticos; Florestas; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Indústria Têxtil e Moda; Química e Novos Materiais; e Tecnologia da Informação e Logística aplicadas aos segmentos de Bioeconomia.
Adelice ainda pontua que o Inova Amazônia tem como premissa a exploração e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia. O programa tem a meta de gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, aproveitando os temas atuais como consumo consciente e cuidados com a saúde e o meio ambiente que alimentam uma demanda crescente por produtos e serviços sustentáveis. “O projeto também é interessante porque agrega as comunidades locais, ribeirinhas e tradicionais que vivem da extração de recursos naturais da Amazônia e, esta vertente, também possibilita o uso consciente e sustentável da natureza”, salienta.
Comentários (0)