Sebrae transforma a culinária das Serras Gerais em rotas gastronômicas

Iniciativa promove, além da gastronomia de Dianópolis, Natividade e Aurora do Tocantins, a diversidade turística, econômica e cultural destes municípios; evento começa nesta terça, 6, em Natividade

Crédito: Divulgação

O Sebrae Tocantins impulsiona o turismo do Estado com as rotas gastronômicas nos municípios de Natividade, Dianópolis e Aurora, respectivamente nos dias 06, 07 e 08 deste mês. O projeto, que tem o apoio das Secretarias do Turismo destas cidades, destaca também a riqueza culinária e econômica da Serras Gerais.

 

O analista técnico do Sebrae Bruno Rodrigues explica que, durante o evento, os estabelecimentos que participarem irão receber placas com QR Code com o catálogo estadual das rotas gastronômicas do Estado. A placa poderá ser fixada em um local visível ao público, indicando que aquele estabelecimento pertence à rota gastronômica. “Além disso, eles também irão receber uma cópia do catálogo impresso, esse mesmo será distribuído para hotéis, pousadas, centros de apoio ao turista e operadores de turismo”, completa Bruno. 

 

Segundo Rogério Ramos, diretor técnico do Sebrae, as rotas gastronômicas representam uma oportunidade única para destacar a identidade culinária de cada município. Ele ressalta que ao promover os sabores autênticos da região, essas rotas criam um diferencial competitivo, que incentiva o conhecimento da diversidade cultural e histórica destes lugares”, frisa.

 

Ramos destaca ainda que iniciativas como estas abrem oportunidades para novos empreendedores no setor de alimentação, o que, em sua visão, fortalece os pequenos negócios e impulsiona a economia local. O gestor enfatiza que estratégias eficazes promovem os estabelecimentos alimentícios e fortalecem a comunidade empresarial, ao permitirem o compartilhamento de conhecimento e boas práticas. “O turismo gastronômico impulsiona a demanda por produtos frescos e ingredientes locais, beneficiando agricultores e fornecedores da região. E, consequentemente, aumenta o fluxo de turistas, gera empregos diretos e indiretos e contribui para o crescimento da economia local. Então este é um passo fundamental para criar uma cidade vibrante, repleta de opções gastronômicas encantadoras e oportunidades para os pequenos empreendedores”, conclui o diretor.

Comentários (0)