O município de Bernardo Sayão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi as ruas para alertar a população sobre a Febre Chikungunya, orientando quanto a prevenção e distribuindo materiais educativos para que os munícipes possam colaborar com ações preventivas contra a Dengue e Febre Chikungunya.
A campanha aconteceu na sexta-feira, 24, e contou com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que percorreu todas as ruas e avenidas da cidade realizando esse trabalho de prevenção. Dentre outros assuntos relacionados, foram abordadas as responsabilidades que cabem ao morador; como cuidar bem do lixo doméstico, não deixar água parada em vasos, pneus ou outros recipientes proliferadores do mosquito transmissor da dengue. Durante a ação além, dos materiais educativos também foram entregues sacos plásticos a todos os moradores.
A Secretária de Saúde Ilsa Maria Moura Maia, destaca a importância da participação da população. “A Secretaria de Saúde está intensificando as ações de combate a essas doenças, mas a participação da população é fundamental, já que a maioria dos focos encontra-se nas residências”, Alertou Maia.
A febre chicungunha é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá.
O certo é que o chicungunha está migrando e chegou às Américas. No Brasil, a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
Sintomas
Embora os vírus da febre chicungunha e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.
Na fase aguda da chicungunha, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.
Comentários (0)