Secretário de Saúde da Capital apresenta relatório de gestão na Câmara

Luiz Teixeira esteve na Câmara para prestação de contas do quadrimestre da saúde aos vereadores, órgãos de controle e população. Ele ressaltou pontos positivos e apontou deficiências da sua gestão.

Secretário da Saúde de Palmas, Luiz Teixeira
Descrição: Secretário da Saúde de Palmas, Luiz Teixeira Crédito: T1 Notícias

Em audiência pública na quarta-feira, 27, o secretário Municipal da Sáude (Semus), Luiz Teixeira apresentou na Câmara dos Vereadores de Palmas a prestação de contas do primeiro quadrimestre deste ano e ressaltou aos vereadores, órgãos de controle e população as conquistas, avanços e necessidades de melhorias na área.

 

O secretário citou decisões judiciais em desfavor do município como um dos fatores que inviabilizam e causam demora nos atendimentos aos pacientes, ressaltando posteriormente que a quantidade de citações diminuiu consideravelmente. Luiz Teixeira falou ainda, em sua apresentação sobre a falta de médicos especialistas para atender o município.

 

Em entrevista ao T1 Notícias, Teixeira disse que a falta de médicos é decorrente da baixa procura de médicos ao concurso realizado pelo município e que eles não tem demonstrado interesse nos contratos oferecidos pela Semus. Afirmou ainda que, “inclusive, nós falamos na audiência que estamos contratando”.

 

“Não tem profissionais disponíveis em algumas especialidades, como cardiologia”, afirmou. Foi realizado concurso público, mas segundo Teixeira, a procura não foi suficiente e as vagas não foram preenchidas.

 

Luiz Teixeira apresentou relatório do primeiro quadrimestre, porém, foram mostrados dados sobre procedimentos de consultas e exames do trimestre. O secretário afirmou que os dados que faltaram serão apresentados junto com a prestação de contas do próximo quadrimestre afirmando que “não vai inventar dados”.

 

Durante a apresentação, enquanto comentava os problemas enfrentados na área, Luiz Teixeira disse que “é incompetência da saúde mesmo. Deficiência minha, que ainda não consegui gerir como deveria”. O secretário ainda afirmou que as demandas no Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública impedem que os serviços sejam agilizados, mas que “o município não irá deixar de responder”.

 

Secretário destaca avanços na saúde

O secretário destacou, entre os avanços na saúde pública do município, o aumento de procedimentos realizados nos três primeiros meses de 2015, comparados ao mesmo período de 2014. Conforme as informações repassadas por Teixeira, até abril deste ano o aumento foi de 115.298 procedimentos clínicos, 26.102 procedimentos com finalidades de diagnósticos e 179.844 em consultas, exames entre outros.

 

Falando ainda das melhorias, o secretário disse ainda ao T1 sobre a informatização no setor. “Mais de 600 computadores foram adquiridos para as unidades, além de cursos de capacitação”.

 

Construção de Centro de Referência em Fisioterapia da região Sul

Luiz Teixeira apresentou o projeto piloto de Centro de Referência em Fisioterapia que deve ser construído na região Sul de Palmas. “Não contamos com nenhum serviço de fisioterapia no município hoje”, pontuou o secretário. A Semus já locou um prédio por um período de oito meses, para a construção do centro. O aluguel terá o custo de R$ 92 mil reais, no período contratado, e serão gastos mais R$ 50 mil com materiais de construção para a obra. 

 

Sobre questionamentos sobre os gastos dos recursos disponíveis para a saúde, o secretário afirmou que o dinheiro só será gasto de acordo com as necessidades e disse que “nós não vamos comprar medicamentos para vencer”.

 

(Atualizado no dia 28/05, às 10h25, com alterações)

Comentários (0)