Seduc diz que situação dos alunos sem transporte foi acordada com pais

Alunos da zona rural de Brejinho de Nazaré perdem todos os dias meio período de aula por não haver ônibus para levá-los no período da manhã à escola de tempo integral. Seduc diz que houve acordo...

Secretaria diz que alunos não são prejudicados
Descrição: Secretaria diz que alunos não são prejudicados Crédito: Sherlyton Ribeiro

Após material denunciando a falta de transporte escolar para levar alunos da zona rural para a Escola Estadual Padrão em Brejinho de Nazaré, que é de tempo integral, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou por nota que o fator “foi acordado em reunião com os pais dos estudantes”.

Segundo a Secretaria, a situação dos alunos que perdem todos os dias meio período de aula por falta de ônibus para levá-los na parte da manhã, não compromete o aprendizado dos estudantes. A Seduc defende que dos 450 alunos matriculados na unidade de ensino, apenas 45 que são transportados pela Prefeitura Municipal, não estão cumprindo as nove horas de ensino integral.

Por fim, a pasta disse que a situação é temporária e que deve ser resolvida com a contratação de transporte terceirizado e ainda, que está analisando a solicitação do município quanto à concessão de novos veículos e a ampliação do repasse para a manutenção do transporte escolar.

A denúncia foi realizada pelo presidente da Associação da Comunidade Quilombola Rural Malhadinha, José Ribeiro de Sousa Neto (Irmão Zé), que procurou o T1 Notícias para relatar o fato. Ele disse que os alunos da zona rural assistem todos os dias apenas meio período de aulas porque não tem ônibus para transportá-los pela manhã, à escola que é de tempo integral.

Segundo o líder, depois que o Governo mudou o horário da escola para tempo integral os alunos estão sendo prejudicados porque acabam pegando o ônibus que a Prefeitura manda para transportar os alunos do município, que só passa ao meio dia.  Ainda de acordo com o presidente da associação, a Prefeitura disse que não tem condições financeiras para manter os gastos com combustível e ter mais ônibus para transportar os alunos pela manhã.

Procurado pala redação do T1 Notícias, o prefeito de Brejinho de Nazaré, Luís Antônio Alves, disse que “o município faz o que pode, mas não dá conta de arcar com os custos de combustível e motorista para mais quatro ônibus transportar os alunos da rede estadual”.

Confira a nota da Seduc na íntegra:

Nota ao Portal T1 Notícias

Assunto: Transporte Escolar Brejinho de Nazaré

Data: 26/09/2013

Sobre o transporte escolar da Escola Estadual Padrão de Brejinho de Nazaré, a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins esclarece que, do cerca de 450 estudantes matriculados na unidade de ensino, apenas 45, que são transportados pela prefeitura municipal, não estão cumprindo as nove horas do ensino integral, fator que foi acordado em reunião com os pais dos estudantes. Vale ressaltar que a situação não compromete o aprendizado dos estudantes.     

A Seduc informa, ainda, que a situação é temporária e que será resolvida com a contratação de transporte terceirizado. Ainda assim, a pasta está analisando a solicitação do município quanto à cessão de novos veículos e à ampliação do repasse para a manutenção do transporte escolar.

 

O que foi publicado:

Alunos da rede estadual de ensino perdem meio dia de aula por falta de ônibus

Comentários (0)