Segunda audiência pública do PlanMob ocorrerá nos dias 5 e 6 de maio em Palmas

Na sexta-feira, 5, a audiência acontece no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, às 14 horas.

Crédito: Lia Mara/Secom Palmas

As ações coletivas para a construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (PlanMob) serão reiniciadas com a 2ª Audiência Pública que será realizada nos dias 5 e 6 de maio na Capital.

 

Na sexta-feira, 5, a audiência acontece no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, Avenida LO-8, Quadra 301 Norte, às 14 horas; e no dia 6, no Auditório da Escola Eurídice Ferreira de Melo, situada na Rua 22, Jardim Aureny III, também às 14 horas.

 

Nesta segunda etapa será feita a apresentação do diagnóstico, uma ferramenta primordial de planejamento, utilizada para a obtenção de uma avaliação primorosa de análise, investigação e reconhecimento dos problemas de mobilidade urbana existentes no município.

 

É nesta etapa que são levantados e sistematizados os dados e informações a respeito de quais são as reais condições de deslocamento pelo tecido urbano, permitindo que seja planejado quais serão as melhores alternativas para elaboração da política de mobilidade da cidade.

 

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Araújo Rodrigues, é importante que a população e os demais segmentos da sociedade  compareçam nesta segunda fase do processo.  "É neste instante que são identificados precisamente os problemas enfrentados diariamente pelos cidadãos para acessar todas as oportunidades que a cidade oferece e principalmente quais são os entraves que devem ser superados, permitindo-nos também elencar a escala de prioridades a serem adotadas pelo plano de mobilidade”, disse.

 

O Plano de Mobilidade Urbana objetiva ampliar a possibilidade de investimentos na área de mobilidade urbana, por meio de atividades mais sustentáveis e acessíveis para todos, servindo de base para o planejamento e implementação das atividades que serão executadas em curto, médio e longo prazo.

 

A elaboração do PlanMob Palmas está sendo realizada de forma participativa, com atuação de diferentes segmentos da sociedade civil organizada (poder público, setor privado e usuários).

 

A primeira audiência pública de apresentação do planejamento dos trabalhos e o início das discussões coletivas com expressiva participação do público aconteceu no dia 4 de maio de 2022, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, representantes do legislativo e de diferentes segmentos da sociedade palmense.

 

Na ocasião, o titular da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Araújo Rodrigues, fez a abertura, destacando o compromisso da gestão municipal de debater com todos os setores da sociedade, em busca de ferramentas e melhorias do sistema de mobilidade urbana.

Comentários (0)