Segunda noite de folia em Dianópolis leva multidão para praça Francisco Liberato

Nesta segunda, a festa começa às 10 com o Bloco Enxutos; à tarde segue com Alef e Banda e, Festa das Crianças com Grupo “Kikintura”; à noite tem Banda Sala de Luxo e Saiddy Bamba

Crédito: Ascom/Dianópolis

Denominada “Capital do Mundo” devido a pessoas de todos os lugares e tribos que se encontrarem na cidade nesta época, Dianópolis, também conhecida como a Terra das Dianas, teve sua segunda noite de Carnaval, neste domingo, 03, marcada por uma multidão na Praça Francisco Liberato Póvoa.

 

Conhecido por ser um Carnaval cultural, com blocos de rua, o DianoFolia, atrai turistas de todos os lugares do país. Um exemplo é o casal Cibele e Francisco, que deixou o aconchego do lar, em Belo Horizonte (MG), para conhecer a Folia de Momo do interior do Tocantins. “Temos amigos que moram na Bahia, que já vieram e falaram muito bem. Este ano decidimos visitá-los para conhecer o DianoFolia e nos apaixonamos pela energia que encontramos aqui”, disse Cibele.

 

Assim como o casal, centenas de foliões de Brasília (DF), Gurupi, Palmas, Porto Nacional, Goiânia (Go) e Bahia buscaram Dianópolis como rota do Carnaval 2019. Além da tradição da folia de rua há outras vantagens que fazem os foliões optarem pela “Capital do Mundo”.

 

A cidade está localizada no portal de entrada das Serras Gerais, um dos maiores conjuntos de serras do país, com vários atrativos turísticos, como cachoeiras, cânions, rios, grutas, lagoas, e trilhas para prática de esportes radicais.

 

Folia

 

Na noite de domingo os foliões assistiram à apresentação e desfile dos blocos, que foram para o circuito da folia com o objetivo de mostrar aos visitantes a alegria da Capital do Mundo.

 

O bloco da Melhor Idade levou para a avenida a simpatia, o charme e a emoção de quem já viveu muita história neste, que é considerado por muitos o melhor Carnaval de rua do Tocantins. Outro momento marcante foi a entrada do bloco Sapo, que distribuiu alegria e energia no circuito ao som das marchinhas e muita animação.

 

Já passava das 22h quando, embaixo de chuva, o Bloco Gato e as Catrevagens tomou conta da Avenida levantando a euforia dos foliões que prestigiavam os blocos no circuito da folia.

 

O prefeito Padre Gleibson Moreira (PSB) homenageou os blocos com a entrega de troféus. “É uma emoção muito grande, que toma conta do coração. O melhor dessa festa são estes momentos construídos ao longo de anos, preservando a tradição por meio dos filhos, netos e sobrinhos de quem iniciou a história do DianoFolia. Só agradecer a todos os foliões por fazer da nossa cidade uma referência, uma tradição quando se fala de Carnaval”, disse o prefeito.

 

Shows

 

 

Na noite deste domingo o público cantou, vibrou, dançou e pulou ao som de Dinho e Banda, grupo de músicos da terra, que levaram alegria para os mais de 4 mil foliões que se encontraram no circuito da folia.

 

Em seguida, a dupla Mário Cezar e Filipe, tomou conta do trio, colocando o folião pra dançar, resgatando sucessos antigos e também trazendo repertório da atualidade.

 

Encerrando a noite teve a Banda Pileque, que levou para a Avenida uma pegada bem regional, com músicas pedidas pelo público e marchinhas, que já foram e continua sendo sucesso de todo Carnaval.

 

A festa continua nesta segunda-feira, 04. Às 16h acontece o Carnaval das Crianças, com o Bloco Balão Mágico e participação do Circo Kikintura, de Palmas, que promete animar a criançada na Praça Francisco Liberato Póvoa, também com a animação de Alef e Banda. À noite, no trio será a vez da banda Sala de Luxo e a pegada baiana, com a banda Saiddy Bamba.

 

Com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiro Civil e segurança especializada, a festa continua até esta terça-feira, 05, contando com estrutura de bares, lanchonetes e banheiros químicos, montados no corredor da folia.

 

Segunda-Feira 04/03

10h – Bloco Enxutos

16h – Alef e Banda no Trio

16h – Festa das Crianças na Praça Central com Grupo “Kikintura”

19h – Banda Sala de Luxo no Trio

23h – Saiddy Bamba

 

Terça-Feira 05/03

16h – Lavagem D’ouro com todos os blocos saindo do Santo na entrada da cidade com trio (Banda Local) voltando para a Praça Central

16h – Concentração no Santo, com Valtinho e Banda no trio

18h – Saída do Santo no trio com Deivinho e Banda

20h – Banda Belêlê e Áthila e Matheus no trio

22h – Thiago Jhonathanata

 

Comentários (0)