Seis ônibus com ar-condicionado começam a circular nesta segunda, em Palmas

Linhas 04, 05, 06, 07, 15 e 09 do transporte público passam a atender os passageiros com veículos com ar-condicionado e com elevadores para portadores de necessidades locomotivas

Ônibus climatizados em Palmas
Descrição: Ônibus climatizados em Palmas Crédito: Divulgação

A partir desta segunda-feira, 08, as linhas 04, 05, 06, 07, 15 e 09 do transporte público passam a atender os passageiros com veículos com ar-condicionado e com elevadores para portadores de necessidades locomotivas. Atualmente as linhas Eixão, TO - 050 e Eixão Taquari já dispõem de ônibus climatizados. 

 

As linhas 04 e 05 partem da Estação Apinajé e atendem a região das Arnos e as linhas 06 e 07 também partem da Apinajé, mas alimentam a região das Arnes. Já a linha 15 atende o Instituto Federal do Tocantins e a linha 09 atende a Universidade Federal do Tocantins.

 

A Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte esclarece que os ônibus extras – ou seja, aqueles utilizados em horário de maior movimentação - dessas seis linhas não operarão com veículos climatizados, apenas os de escala normal. As linhas foram escolhidas devido à grande demanda de passageiros.

 

Frota 

 

Dos 200 coletivos de Palmas, 71 são ônibus novos e com ar-condicionado. E da frota operante, 100% dos veículos possuem elevadores de acessibilidade e é monitorada em tempo real via GPS. Através dessa tecnologia é possível saber dados como localização, velocidade, sentido e próximas paradas dos veículos, também proporciona a confirmação se o motorista efetuou ou não a parada nos pontos de ônibus, se cumpre os horários nas paradas e/ou existem problemas com o transporte.

 

 

A frota tem uma média de 4,72 anos por veículo e é considerada jovem. Pensando na comodidade e segurança dos passageiros todas as estações de ônibus possuem internet wifi gratuito e câmaras de segurança fazem o monitoramento. Agentes de Trânsito e Transporte também reforçam a fiscalização diária ao transporte público.

 

Comentários (0)