Começa nesta quinta-feira, 5, o processo seletivo de novos cantores para integrar o Coral Juvenil de Palmas (CJP) e o Coral Municipal de Palmas (CMP) 2026. A seletiva foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 4, e os interessados têm até segunda-feira, 9, para se candidatar, via formulário on-line. Ao todo, são 65 vagas, distribuídas em 14 vozes femininas e 11 masculinas no CJP; e 22 femininas e 18 masculinas no CMP.
Tanto para o CJP quanto para o CMP, os processos seletivos são válidos mesmo para os coralistas que já integravam os grupos em 2025. Por isto, todos, invariavelmente, deverão se inscrever dentro do prazo estabelecido, lendo e cumprindo o que determinam os Processos Simplificados nº 001/2026/FCP (CJP) e nº 002/FCP/2026 (CMP). E para acessar o formulário de inscrição para concorrer a uma vaga no CJP, basta clicar aqui; já para o CMP, clique aqui.
Requisitos básicos
Para compor o CJP, o candidato, dentre outros requisitos básicos, precisa ter a partir de 12 e até 18 anos de idade; estar matriculado na rede de ensino; mostrar aptidão musical e habilidade vocal; e ter disponibilidade de frequentar os ensaios e de participar das apresentações do grupo em todo o ano.
Já para integrar o CMP, o inscrito deve ter pelo menos 18 anos e mesmo que não tenha formação musical ou experiência prévia em coral, precisa demonstrar habilidade vocal para cantar linhas melódicas variadas e ter disponibilidade plena para participar dos ensaios e das apresentações do Coral em 2026.
Audições de seleção
As audições para o CJP vão ocorrer nos dias 10, mesma data da homologação das inscrições, 12 e 19 de fevereiro de 2026, na Sala 02 do Centro de Criatividade da FCP, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, das 17h às 18h30. Nos mesmos dias e local, mas a partir das 19 horas, vão ocorrer as audições de seleção para o CMP. Conforme explica a regente do CJP e do CMP, maestrina Renate Stephanes, em ambos os casos, as audições serão individuais, realizadas por uma banca examinadora composta por três profissionais da área musical que vai avaliar cada candidato a partir da imitação de vocalizes e células rítmicas, sempre com base nos critérios de afinação, musicalidade, coordenação rítmica e memória auditiva.
“Todo processo seletivo sempre nos surpreende com a riqueza vocal apresentada pelos participantes e que acaba enriquecendo a sonoridade dos corais. E mesmo que na temporada passada já tivéssemos excelentes vozes, todos passarão por uma avaliação, dos novos candidatos aos que iniciaram no Coral Juvenil no ano passado ou aos mais experientes do Coral Municipal. Isto democratiza o processo e oportuniza o surgir do novo, o que é ótimo”, explicou.
Resultado, matrículas e ensaio
O resultado das avaliações será divulgado no dia 23 de fevereiro e os selecionados terão do dia 24 ao 26 para se matricular. A lista de documentos pode ser conferida nos Processos Simplificados acima disponibilizados. O primeiro ensaio do CMP e do CJP já acontece no dia 24 de fevereiro, na Sala 02 do Centro de Criatividade da FCP, no Espaço Cultural, das 19 às 21 horas.
Comentários (0)