Semana Cultural do Jalapão segue até sábado, 27, com oficinas e resgate de saberes

Em torno de 350 alunos, além de professores e autoridades locais, prestigiaram a abertura da programação realizada no Colégio Estadual Profa.  Eliacena Moura Leitão

Estudantes aprendem a confeccionar viola de buriti
Descrição: Estudantes aprendem a confeccionar viola de buriti Crédito: Divulgação

As atividades da 12ª Semana Cultural do Jalapão seguem nesta sexta-feira, 26, na Escola Municipal Ruidelmar Limeira Borges, com a realização de oficinas e apresentações musicais com Núbia Dourado e Missin da Viola de Buriti, além de uma mostra de talentos dos estudantes. Realizada nesta quinta-feira, 27, no Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, em Novo Acordo, situado a cerca de 90 km da capital,  a abertura da semana encantou estudantes e comunidade com uma verdadeira imersão na cultura jalapoeira e saberes tradicionais, promovendo uma interconexão com a Suça de Natividade e o tambor de barro de Porto Nacional.

 

 

Na noite desta sexta, 26, a programação se estende para a Praça Salmon do Amaral, com feira de artesanato, apresentação do circo Kinkintura e show dos Tambores do Tocantins, seguidos pelo Grupo Pagodão N&A, Banda Dedo de Ouro, Trio Bacana e a cantora e produtora cultural, Núbia Dourado. A Semana Cultural do Jalapão segue até sábado, 27, com feira de artesanato, encontro de violeiros, o Festival Canto da Nossa Gente e o grande show da Banda Kelps.

 

Destaques da abertura

Em torno de 350  alunos, além de professores e autoridades locais prestigiaram o início da programação nesta quinta, 25, entre eles, o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Mhábio Robson Araújo, que representou o prefeito Mateus Coelho, e o vice-diretor do colégio, professor Dr. Afonso Vieira. Oficinas, apresentações musicais e rodas de conversa marcaram a manhã.

 

 

Os estudantes participaram de uma oficina da viola de buriti, ministrada pelo cantor jalapoeiro Missin da Viola de Buriti, assistiram à apresentação da tradicional dança de suça e trocaram experiências com a mestra Felisberta Pereira, referência na preservação dessa manifestação cultural.

 

 

À tarde, a programação trouxe uma  oficina com o percussionista Marcio Bello, do grupo Tambores do Tocantins, que apresentou aos estudantes instrumentos musicais  rudimentares utilizados na percussão como a cabaça, a concha, o tambor de barro e o berimbau, utilizados na percussão.

 

 

O secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Novo Acordo destacou a relevância da retomada do evento no município. “Estamos muito felizes em receber novamente a Semana Cultural do Jalapão, um evento fundamental para resgatar nossas tradições”, disse. Já o vice-diretor da escola também ressaltou a contribuição do evento para a comunidade escolar. “Nos alegramos muito com esta ação aqui na escola, um evento que veio fortalecer e renovar as nossas manifestações culturais”, afirmou.

 

 

Idealizadora da Semana, Núbia Dourado, que também se apresentou na abertura, enfatizou a importância da preservação dos saberes locais. ``A ideia da Semana é justamente resgatar as culturas, os saberes tradicionais da nossa gente do Jalapão, promovendo essa interconexão entre a suça de Natividade,  a viola de buriti do Jalapão e  o tambor de barro de Porto Nacional”, destacou.

 

 

Entre os estudantes, a emoção foi evidente. A estudante Sarah Amaral Campos relatou a experiência . “Foi uma vivência muito boa, muito interessante. A música para mim é inspiradora e, além de cantar, tive a oportunidade de participar das oficinas de viola de buriti e de tambor com o percussionista Marcio Bello. Ganhei até um instrumento do próprio músico. Foi uma experiência incrível”, contou, emocionada.

 

 

Realização

A Semana Cultural do Jalapão é uma realização do Instituto Terra Dourada, organização dedicada ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento de comunidades tradicionais, com foco na inclusão social, econômica e cultural.

 

 

O projeto foi contemplado pelo Programa Rouanet Norte e conta com o patrocínio do Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios. 

 

 

O evento conta ainda com o apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura de Novo Acordo, Radio Comunitária Portal do Jalapão, Instituto Federal de Ensino (IFTO) e  Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

 

 

A programação da Semana Cultural do Jalapão  pode ser acompanhada pelas rede social  Instagram (@Semana Cultural do Jalapão) e ao vivo pelo Canal do Youtube.

 

Comentários (0)