Semana da Enfermagem é celebrada com momentos da beleza e confraternização em UTIs

Brindes, momentos da beleza, confraternização e ações motivacionais fizeram parte das comemorações e homenagens ao profissional do cuidar

A Semana da Enfermagem é comemorada em todo o país de 12 a 20 de maio. A ação é realizada em alusão ao dia do enfermeiro, celebrado em 12 de maio, e ao dia do técnico de enfermagem, comemorado em 20 de maio. E para ressaltar a importância dessas duas datas, a Intensicare promoveu ações voltadas aos seus profissionais em todas as Unidades de Terapia Intensiva geridas pela empresa em Palmas. As coordenações das UTIs promoveram na quinta-feira, 17, e nesta sexta-feira, 18, vários momentos lúdicos voltados à valorização dos integrantes das equipes que atuam nas unidades em hospitais da Capital.

 

Brindes, momentos da beleza, confraternização e ações motivacionais fizeram parte das comemorações e homenagens ao profissional do cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na prevenção de doenças.

 

“Geralmente nós lembramos essas datas realizando treinamentos, palestras, mas ultimamente estamos focando mais na autoestima dos profissionais, que são na maioria mulheres em nossas UTIs, mas incluindo também os homens. Oferecemos aos profissionais esse dia da beleza, com limpeza de pele, cuidados pessoais, curso de auto maquiagem. Trouxemos uma consultora de produtos de beleza para interagir com as profissionais, oportunizando a elas, que vivem todo o tempo cuidando do próximo, um tempinho para o cuidado pessoal”, explica a coordenadora de Enfermagem da Intensicare na UTI do Hospital Oswaldo Cruz, Vitória Pereira da Costa.

 

Para exercer a profissão é necessário frequentar cursos de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem de cada Estado. Por esses motivos, a profissão é ciência, é técnica. Vários estudiosos entendem a Enfermagem, ainda, como arte, porque só com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar, ouvir, acalentar, acompanhar.

 

“Para atuar na enfermagem é preciso não só vocação, mas um amor muito grande pela vida. É um profissional que gosta do que faz, que coloca em cada detalhe do seu dia a missão de ajudar o próximo. Para a maioria dos enfermeiros e técnicos, a profissão ultrapassa a fonte do sustento e se torna doação, procurando sempre cuidar dos pacientes com alegria. Então essa semana de comemoração é mais que merecida, é um reconhecimento ainda pequeno, mas é um momento que tiramos para ressaltar o quanto esses profissionais são importantes. A maioria trabalha muito, eles abrem mão de momentos de lazer com suas famílias para cuidar dos outros. Por isso pensamos neste momento, para que eles se sintam importantes, cuidados, valorizados”, revela Vitória. 

 

A enfermagem é a responsável pelo bem-estar do paciente nas 24 horas do dia, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família. “Para mim a enfermagem é algo que eu faço com muito amor, às vezes recebo até reclamações da minha família, de que eu trabalho demais, mas eu digo a eles que eu gosto e por isso me dedico muito a essa linda profissão. Claro que existem várias dificuldades, dependendo do local de trabalho, mas para mim a enfermagem foi uma escolha profissional ideal, porque os resultados do nosso trabalho são muito gratificantes”, comemora a enfermeira.

Comentários (0)