Semed inicia ano letivo com foco em educação inclusiva e melhoria de indicadores

Transmissão on-line reuniu mais de seis mil profissionais; atividades presenciais reforçam planejamento para desafios como alfabetização e Ideb.

Crédito: Júnior Suzuki/Secom Palmas

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) deu início ao ano letivo de 2025 nesta quarta-feira, 29, com uma transmissão ao vivo pela plataforma Palmas Home School. O evento contou com a participação da titular da pasta, Débora Guedes, da secretária-executiva pedagógica, Maria Diniz, e da primeira-dama de Palmas e secretária de Assistência Social, Polyanna Siqueira Campos. À tarde, as unidades educacionais seguem com atividades presenciais.

 

A transmissão foi direcionada a mais de seis mil profissionais, distribuídos em 83 unidades escolares do município. Débora Guedes destacou a importância dos professores e enfatizou o potencial da rede municipal de ensino. “Palmas tem um grande potencial, olhando para o quadro de servidores, vemos o quanto somos capazes”, afirmou.

 

A secretária ressaltou a necessidade de uma relação próxima com as escolas, para conhecer as demandas locais e implementar estratégias de suporte eficazes. Maria Diniz complementou que pretende visitar as escolas semanalmente para identificar necessidades e contribuir com soluções.

 

Entre os principais desafios para 2025, Débora citou a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o avanço na alfabetização e a efetividade da educação inclusiva, uma das prioridades da gestão. O evento contou com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada pelo professor Francisco da Paz, integrante da equipe de educação inclusiva da Semed.

 

Polyanna Siqueira Campos reforçou o compromisso da administração municipal com a educação e destacou que a área é uma prioridade do prefeito Eduardo Siqueira Campos. “Acredito que, juntos, teremos melhores índices e alcançaremos um padrão de excelência nacional”, disse.

 

A programação incluiu a palestra “Construindo pontes para um ensino transformador na educação inclusiva”, ministrada por Guilherme Mota, técnico da Educação Especial da Semed.

 

Nos próximos dias, as equipes escolares definirão as ações pedagógicas e administrativas para o ano letivo de 2025.

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