Seminário debate sobre territórios quilombolas do Tocantins nesta 5ª em Arraias

O evento quer promover e incentivar a participação da sociedade civil e acadêmica na divulgação e conscientização das questões inerentes aos direitos das comunidades remanescentes de quilombos

Seminário inicia às 14, no dia 28 de julho
Descrição: Seminário inicia às 14, no dia 28 de julho Crédito: Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 28, na Câmara Municipal de Arraias será realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o seminário “Territórios Quilombolas do Tocantins” – desafios e perspectivas, às 14 horas. O evento quer promover e incentivar a participação da sociedade civil e acadêmica na divulgação e conscientização das questões inerentes aos direitos das comunidades remanescentes de quilombos.

 

O Seminário será realizado pelo Núcleo da Defensoria Agrária e Defensoria Pública de Arraias (Dpagra), com o apoio da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO), Alternativa para a Pequena Agricultura no Tocantins (da APA/TO) e Câmara Municipal de Arraias. As inscrições serão feitas no local, a partir das 13 horas.

 

A discussão será em torno de três perspectivas diferentes relacionadas às comunidades quilombolas: a atuação da Defensoria Pública e direito ao território tradicional, com participação do defensor público Pedro Alexandre; territórios quilombolas do Tocantins, desafios e perspectivas, com o representante da COEQTO, Lourivaldo dos Santos Sousa; e  perspectiva da educação incluindo a vertente no campo, com o professor da UFT, Alessandro Pimenta.

 

“O contato direto dessas comunidades com a Defensoria Pública representa a efetividade das prerrogativas institucionais deste órgão. Ademais, proporciona o acesso à justiça e contribui para a educação cidadã das minorias isoladas nos territórios rurais do interior do Tocantins. Espera-se com a realização deste evento, levar a assistência jurídica da Defensoria Pública, informar as comunidades dos projetos e ações realizados pela instituição em prol dos direitos quilombolas e também, aprender a partir da proximidade com a realidade dessas comunidades, suas necessidades e demandas na atualidade”, destaca Pedro Alexandre.

 

Expedição Cidadã

 

Na sexta-feira, 29, a DPE-TO realiza atendimentos do projeto “Expedição Cidadã” nas Comunidades Quilombolas Kalunga e Lagoa da Pedra, ambas no município de Arraias. Por meio do Projeto, a Defensoria Pública tem levado acesso à justiça às populações mais isoladas do Estado, e já realizou 16 edições em 2016. 

 

(Com informações da Ascom/DEP-TO)

Comentários (0)