Semus abrirá agendamento para castração de cães e gatos na próxima segunda-feira, 27

Inscrições pelo site oferecem 200 vagas, com percentual para pets que vivem em áreas de risco para leishmaniose

Crédito: Francisco Barros/Secom Palmas

Na próxima segunda-feira, 27, a partir das 8 horas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) abrirá uma nova agenda para castração de cães e gatos. Serão ofertadas 200 vagas e os interessados deverão acessar o site https://castrapet.palmas.to.gov.br para realizar o agendamento.

 

As vagas são distribuídas entre o agendamento via sistema e aquelas destinadas diretamente aos animais sob tutela de Organizações Não Governamentais (ONGs). Os procedimentos serão realizados nas clínicas Bolinha de Pelo, Filhotes e Fricotes, e no Hospital Veterinário da Faculdade Ulbra Palmas. Assim que a reforma da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses for concluída, a Semus retomará as castrações no local.

 

Além disso, a Semus destinou um percentual de vagas, via agendamento pelo site, para tutores de pets residentes em áreas classificadas como de alto risco para leishmaniose visceral.  

A Semus informou ainda que o agendamento é intransferível e deve ser feito exclusivamente pelo tutor do animal, com verificação de documentos pessoais no dia da cirurgia. É importante destacar que o tutor que não comparecer ao local da castração na data agendada, sem realizar o cancelamento prévio, poderá ser temporariamente impedido de efetuar novos agendamentos. 

 

As vagas disponibilizadas levam em consideração necessidades epidemiológicas, espécie e sexo do animal (caninos machos, caninos fêmeas, felinos machos e felinos fêmeas). É permitido agendar um animal de cada sexo por período de agendamento e por pessoa, com limite de dois machos e duas fêmeas a cada 12 meses. 


 
Procedimento

No momento do procedimento, o animal deve atender a alguns critérios de saúde. São aceitos cães e gatos a partir de seis meses de idade, que estejam em boas condições de saúde, sem obesidade, anemia ou caquexia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhes ou amamentando. No dia da cirurgia, será realizado um exame de leishmaniose visceral canina, que também pode ser apresentado por meio de comprovante recente, com validade máxima de 30 dias.

 

Os animais devem estar em jejum de sólidos por 12 horas e de água por duas horas antes da cirurgia. A não observância desse preparo implica em risco cirúrgico e o animal não será atendido. É obrigatório o uso de caixas de transporte rígidas e adequadas para felinos, enquanto cães devem ser levados com coleira e guia resistentes.

 

Os bairros e quadras prioritárias são:

ACSU-NO 40 (301 Norte)

ACSU NO-50  (401 Norte)

Arno 31 (303 Norte)

Arno 32 (305 Norte)

Arno 33 (307 Norte)

Arno 41 (403 Norte)

Arno 42 (405 Norte)

Arno 43 (407 Norte)

Arne 53 (406 Norte)

Arne 54 (408 Norte)

ASR-NE 55 (412 Norte)

Arne 61 (504 Norte)

Arne 63 (506 Norte)

Arne 64 (508 Norte)

ASR-NE 65 (512 Norte)

ACSU-NE 70 (602 Norte)

Arne 71 (604 Norte)

Arne 74 (606 Norte)

Santo Amaro I e IO

Lago Norte

Jardim Taquari

Jardim Aeroporto

Bela Vista

Setor Sul

Santa Fé I, II, III E IV 

Taquaralto

Setor Industrial

Recanto das Araras I e II

Belo Horizonte

Palmas Sul

Maria Rosa

Vista Alegre

Morada do Sol I, II e III 

Jardim Laila

Jardim Paulista

Jardim Canaã

Vale do Sol

Sol Nascente

Taquaruçu

Buritirana

Comentários (0)