Semus admite falta de profissional especializado para fazer teste rápido de HIV

Após questionamento sobre a falta de profissional especializado para realizar o teste rápido de infecção por HIV no Henfil, a Secretaria de Saúde disse que está providenciando contratação...

Após questionamento do T1 Notícias sobre a falta de profissional especializado para realizar o teste rápido de infecção por HIV no Núcleo de Assistência Henfil em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disse que já providenciou profissional capacitado para ficar responsável pela testagem e aconselhamento no Henfil.

Confira nota na íntegra:

Sobre a disponibilização do teste rápido de DST/Aids, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas esclarece que já providenciou um profissional que ficará responsável pela testagem e aconselhamento no Henfil, em substituição a profissional que teve término de contrato. A nova enfermeira receberá capacitação específica para a função nos próximos dias, devendo iniciar os trabalhos no Henfil na próxima semana.

A Secretaria esclarece ainda que o teste rápido de DST/Aids também já está sendo ofertado em 07 Unidades de Saúde da Família (USF´s), são elas 1206 Sul; Setor Sul; Aureny I; Alto Bonito; 403 Sul; 406 Norte e Taquaruçu. Nos dias 13 e 14 de novembro haverá nova capacitação de profissionais do Saúde da Família, para ampliação da oferta do teste para outras Unidades.

A Secretaria esclarece ainda que a testagem é realizada por um profissional de enfermagem, que recebe capacitação para a utilização do equipamento e para a realização do aconselhamento, não sendo necessário uma especialização específica para tal fim.

Comentários (0)