Semus descarta suspeição de infecção por coronavírus em monitorados em Palmas

Os exames para síndrome respiratória foram negativados no Laboratório Central de Saúde Publica do Tocantins (Lacen-TO) o que significa que estão descartados os casos suspeitos.

Lacen em Palmas.
Descrição: Lacen em Palmas. Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) descartou a provável infecção pelo novo coronavírus em duas pessoas que vinha monitorando em Palmas. Por meio de nota, nesta quarta-feira, 4, a Semus informou que elas estão bem e não foram diagnosticadas com o COVID-19.

 

"Os exames para síndrome respiratória foram negativados no Laboratório Central de Saúde Publica do Tocantins (Lacen-TO) o que significa que estão descartados os casos suspeitos", afirmou em nota.

 

A Secretaria disse ainda que continua atenta e pronta para pôr em prática o plano de contingência para casos suspeitos que possam surgir e se caracterizem na preconização do Ministério da Saúde.

 

Ambos os pacientes estavam sendo monitorados preventivamente após retornarem de viagens à Europa. Uma dessas pessoas, um mulher de 38 anos fez viagem à Europa (Espanha, Bélgica e França) desde outubro de 2019 chegando ao Brasil no dia 12 de fevereiro deste ano. Ela foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Sul) no dia 24 de fevereiro, com tosse seca e coriza.

 

O outro caso foi um paciente de 22 anos com histórico de viagem à França e Portugal chegando ao Brasil no dia 25 de fevereiro e que estava com cefaleia e tosse seca, sem febre.

 

 

Plano de contingência

 

As duas situações não atendiam ao critério de caso do Ministério da Saúde: febre e mais algum sintoma gripal, mas ainda estavam dentro dos 14 dias após a chegada.

 

Por isso, a Semus aplicou o pano de contingência e orientou aos pacientes o isolamento domiciliar e caso tivessem piora do quadro, procurassem o serviço de saúde por medida de precaução.

 

 

Comentários (0)