Semus retomará atendimentos da Atenção Básica nas unidades do Santa Fé e da 1.304 Sul

Demais atendimentos relacionados à Covid-19 continuam nas Sentinelas da 503 Norte e Eugênio Pinheiro; casos de urgência são atendidos nas UPAS Norte, Sul e Taquaralto

Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informou que retomará, a partir de segunda-feira, 14, os atendimentos da Atenção Básica na Unidade de Saúde da Família (USF) do Santa Fé, que funcionava como Unidade Sentinela. Na USF da 1.304 Sul, que também é Sentinela, esses atendimentos serão retomados na quarta-feira, 23. "A mudança ocorreu em razão da queda do número de novos casos de Covid-19 em Palmas", disse a prefeitura. 

 

De acordo com a prefeitura, com essa retomada, a rede municipal passa a concentrar os atendimentos de pacientes com quadro respiratório ou suspeitos de Covid-19 nas Unidades Sentinelas da 503 Norte (Arno 61) e Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I.

 

A USF da 503 Norte funciona de domingo a domingo, das 7 às 19 horas, e a USF Eugênio Pinheiro, com a mudança, passa a atender de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

 

UPA Taquaralto

 

Além das unidades sentinelas, os atendimentos de urgência para Covid-19 são realizados nas unidades de pronto atendimento (UPAs) Norte e Sul; e, a partir deste sábado, 12, na Unidade de Pronto Atendimento de Taquaralto (UPA Taquaralto), no Setor Sul. Ao contrário das UPAs Norte e Sul, que funcionam 24 horas, a UPA Taquaralto atende das 7 às 19 horas.

 

A UPA do Setor Sul conta com 13 leitos de observação e dois de estabilização. A unidade vai acolher os casos de urgência e emergência. A Semus esclarece que o serviço de emergência considera condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência é uma condição imprevista, com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.

Comentários (0)