Senac abre processo seletivo exclusivo para PcD's em Palmas, Araguaína e Gurupi

As vagas, em todas as cidades, são para o cargo de Assistente Administrativo PcD – Pessoa com Deficiência

Crédito: Divulgação

O Senac Tocantins abre processo seletivo para contratação de Assistente Administrativo PcD – Pessoa com Deficiência (Regulamento 03/2023 – Palmas, Araguaína e Gurupi). As inscrições são feitas exclusivamente de forma on-line, até o dia 23/07/2023.

9,3% da população tocantinense é composta por pessoas com deficiência

O Tocantins registrou, em 2022, 9,3% da população de 2 anos ou mais com algum tipo de deficiência, o que representa 146 mil pessoas. No Brasil, são 8,9%, ou seja, 18,6 milhões de moradores. Os dados são do módulo Pessoas com deficiência, da PNAD Contínua 2022. O tema já foi investigado em outras pesquisas do IBGE, sendo as mais recentes o Censo Demográfico 2010 e a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013 e 2019. Os dados, no entanto, não são comparáveis entre as pesquisas, pois há diferenças metodológicas.

 

“Os questionários vêm acompanhando a evolução e a adaptação de modelos para o entendimento da deficiência, seguindo as recomendações internacionais do Grupo de Washington para Estatísticas sobre as Pessoas com Deficiência, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, e em consonância com a Convenção de Direitos da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”, explica a analista da pesquisa Maíra Bonna Lenzi.

 

O questionário busca levantar as dificuldades na realização dos mais diversos tipos de atividades funcionais. São quatro categorias de resposta que vão de ‘Não tem dificuldade’ a ‘Tem, não consegue de modo algum’. A identificação das pessoas com deficiência é estabelecida por aquelas que responderam ter muita dificuldade ou não conseguir de modo algum.

 

Apenas 25,8% das pessoas com deficiência em idade para trabalhar tinham alguma ocupação no estado na semana de referência da pesquisa. Foram 36 mil pessoas, de acordo com o levantamento. Para se ter uma ideia, as pessoas que trabalham e não possuem deficiência são 759 mil habitantes.

 

Já os que não estavam nem ocupadas e desocupadas, a taxa foi de 74,2%, enquanto a da população sem limitações foi de 33,3% no Tocantins. O número é superior ao da região norte (64,1%) e, também, da média nacional (66,4%).

 

Em relação ao sexo, a PNAD mostrou a disparidade na taxa de participação entre os gêneros na força de trabalho. Os homens representam 28,6%, enquanto as mulheres 23,4%. A diferença, neste quesito, também é mostrada entre pessoas sem deficiência. Das mulheres no estado, 56,6% participavam da força de trabalho e, dos homens, 76,6%.

Além disso, o levantamento apontou que o grupo de idade com mais pessoas com deficiência na força de trabalho é o de 30 a 49 anos (48,9%). Mesmo assim, muito abaixo da população com a mesma idade e sem deficiência (83,8%).

Neste edital do SENAC, são ofertadas quatro (04) vagas para o cargo de Assistente Administrativo PcD – Pessoa com Deficiência, para as unidades do Senac Tocantins, sendo duas (02) vagas para Palmas, uma (01) vaga para Araguaína e uma (01) vaga para Gurupi.

A escolaridade exigida é ensino médio completo, com experiência mínima de sei (06) meses de atuação na ´parea de serviços administrativos e atendimento ao público. A jornada de trabalho é de 40h / semanais, com salário de R$ 2.060,29.

 

Inscrições

Os interessados deverão realizar a inscrição somente através do link disponível no site www.to.senac.br, até às 23h59 do dia 23/07/2023.

Comentários (0)