Senar capacita alunos no curso de Apicultura em Barrolândia

A atividade já levou a cidade a ser reconhecida como capital do mel

Crédito: Divulgação/Faet

Uma oportunidade de resgatar a atividade de apicultura no município de Barrolândia levou o Sistema Faet/Senar a capacitar produtores na cidade e reacender o desejo da região de ser referência na atividade. A produção reduziu drasticamente, mas, com o novo projeto de reestruturação da cadeia apícola essa realidade pode ser transformada.


O instrutor do curso de “Apicultura Básica”, James Lages, explicou que já foi concluída duas novas turmas no município com o objetivo de incentivar o aumento da produção. “A atividade ficou muito tempo desassistida na região, mas existe um projeto para os apicultores e o Senar entrou como parceiro desse projeto sendo o responsável pela qualificação deles. Neste primeiro curso básico ensinamos desde o manejo do apiário até a comercialização, os próximos cursos mais avançados serão para treiná-los na produção da rainha e própolis”, explicou.


O apicultor João Rocha precisou buscar qualificação para a atividade, aprendeu as técnicas corretas de manejo e conseguiu ver novas possibilidades. “Fiz questão de ceder meu apiário para a realização desse treinamento e estou muito feliz com o que aprendemos aqui, principalmente sobre a venda dos subprodutos, já que hoje só comercializar o mel. Nossa meta é seguir por esse caminho e espero continuar contando com esse apoio que tem sido um divisor de águas para a gente”, enfatizou.

Já Bernadino Etelvino, produtor rural que trabalha há algum tempo com apicultura de forma artesanal, pretende expandir a atividade depois do curso. “A cada dia vai surgindo novas tecnologias e muito do que a gente sabe já foi superado. O Senar e os sindicatos rurais são os pilares na produção do nosso município, sem essa estrutura e esse respaldo para nós produtor fica muito difícil caminhar sozinho”, pontuou.

Comentários (0)