Durante dois dias, técnicos do Senar participaram de aulas teóricas e práticas ministradas pelo engenheiro de pesca e consultor da CNA, Jenner Menezes.
O treinamento trouxe uma atualização de práticas aplicáveis diretamente no campo e faz parte do programa AgroNorte, uma iniciativa do Senar Central.
O conteúdo abordou temas como manejo, controle e qualidade de água, alimentação de peixes, sanidade, engenharia aquícola e sistemas de produção que contribuem para reduzir custos e ampliar resultados. Também foram apresentadas técnicas modernas, como biorremediação e integração da aquicultura com plantas e animais.
Segundo Jenner, o objetivo foi equipar os técnicos do Senar com conhecimento atualizado para que se tornem referenciais no campo, ajudando a transformar a realidade dos produtores assistidos. “Queremos sair do ‘mais do mesmo’ e levar aos produtores novas estratégias e ferramentas que aumentem a eficiência produtiva”.
A parte prática foi na Chácara São Francisco, municipio de Porto Nacional, de um assistido pelo Senar. No local, os técnicos conheceram o sistema de produção e realizaram análises como drenagem, manejo alimentar, capacidade de carga e qualidade da água.
O técnico Felipe Torquato destacou: “Aprendemos aqui sobre o controle de matéria orgânica e me chamou atenção também os cuidados com o acúmulo de ração e a forma correta de fornecimento”.
Já o técnico Admar Cardoso Júnior ressaltou a importância das análises: “Um dos parâmetros que usamos aqui foi a análise da qualidade da água, para saber se o ambiente está sendo apropriado para a criação dos peixes”.
Para a técnica Maiara Pereira, a experiência prática será essencial no trabalho diário: “Com certeza vamos levar tudo o que aplicamos aqui para as fazendas que atendemos e observar a evolução”.
O supervisor de campo Vicente Júnior destacou a importância da análise dos testes realizados: “Fizemos a medição de parâmetros químicos da água, como a alcalinidade, verificando tudo o que está presente para manter o equilíbrio do ambiente”.
Comentários (0)