Servidora de enfermagem é indenizada por banco em R$ 11 mil por danos morais

Técnica de enfermagem recebeu a indenização após o Banco do Brasil bloquear seu pagamento por dívidas. Débito foi causado porque o governo não teria honrado pagamento de retroativos de insalubridade

Servidora é indenizada por danos morais
Descrição: Servidora é indenizada por danos morais Crédito: Divulgação

Após procurar a sede do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins (SEET) em 2015, a técnica de enfermagem Maria Rosa Vieira recebeu no final deste mês de janeiro mais de R$ 11 mil reais do banco do Brasil por danos morais.

 

Em 2015 a técnica havia procurado o SEET para denunciar o banco do Brasil por ter bloqueado o seu pagamento devido à dívida contraída referente aos retroativos de insalubridade, dívida esta que não foi honrada, devido ao descumprimento do Governo do Estado no pagamento das referidas parcelas. Ainda em setembro do mesmo ano o juiz determinou a financeira o estorno do valor bloqueado e o pagamento de cinco mil reais por danos morais sofridos pela profissional.

 

O banco recorreu, mas a decisão foi mantida. No início desse ano, 2017, o banco ainda não havia cumprido a decisão e foi obrigado a pagar mais de R$ 11 mil reais devido os juros de correção monetária sofrido.

 

Segundo Maria Rosa Vieira, a participação do SEET foi de estrema importância para o sucesso desse processo. “Eu estou muito feliz por ter conseguido garantir este direito, por isso, quero dizer a todos os colegas que não deixem de procurar o seu sindicato, pois temos um sindicato atuante e não podemos nos calar por vergonha ou medo”. Afirma.

 

O Sindicato iniciou uma ação coletiva para a devolução das parcelas cobradas em razão dos retroativos da insalubridade e adicionais noturnos não pagos pelo Governo Estadual, a liminar foi deferida e o sindicato aguarda a sentença. Acompanhe o andamento pelo site do Tribunal de Justiça do Tocantins utilizando o número de processo (0038765-52.2015.827.2729).

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