Servidores da Saúde de Buriti do Tocantins fazem manifestação e anunciam greve

Greve tem data marcada para 7 de outubro. Servidores ameçam suspender os trabalhos caso prefeitura não pague os salários atrasados. Sintras acompanha mobilização...

Após esperar uma posição da prefeita de Buriti do Tocantins, Rúbia Rodrigues Amorim, para implantação do PCCR e recebimento dos pagamentos de salários atrasados, inclusive do mês de dezembro de 2012, os servidores municipais da saúde realizaram uma manifestação nas principais ruas da cidade nesta quinta-feira, 19, com o intuito de reivindicar seus direitos.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras) acompanhou todo o evento e convocou uma assembleia geral extraordinária que aconteceu logo após a manifestação. Na ocasião, os servidores deliberaram uma greve no dia 7 de outubro próximo, caso a prefeita não se manifeste até um dia antes desta data para implantação do PCCR e pagar o retroativo desde o mês de março, data que o plano deveria ter sido implantado.

Durante assembleia também foi definido pelos servidores que o Sintras elabore uma proposta para apresentar a gestão com as seguintes: sendo elas pagamento do salário atrasado do mês de dezembro em duas parcelas iguais e sucessivas; Nomear imediatamente a Comissão de Gestão implantação da saúde enviada pelo Sintras visando dar celeridade ao processo; Implantar o PCCR Lei 079/2012 em 1º de janeiro de 2014, com recebimento já no dia 1º de fevereiro de 2014.

As outras demandas que devem ser pontuadas na proposta são a inclusão das progressões horizontais; Divisão do retroativo de março a dezembro em 10 parcelas iguais e sucessivas; e ainda a Inclusão das progressões verticais por titulação no mês de julho de 2014 com as parcelas retroativa, referente a esta progressão, divididas em quatro parcelas iguais e sucessivas.

Após a conclusão da proposta o sindicato estará protocolando na prefeitura, imediatamente, e aguarda uma contraproposta da gestora por escrito e de forma clara e concisa, como foi definido pelos servidores na assembleia.

 

PCCR

A Lei 079/2012 do Plano de Cargos Carreira e Salários, que já foi sancionada e aprovada, é fruto de mais de três anos de negociação da diretoria do SINTRAS-TO com a gestão municipal. O que falta agora é só a implantação do mesmo para que os servidores possam ter seus direitos garantidos.

Para o presidente, Manoel Miranda, o Sintras sempre esteve pronto para discutir e solucionar os problemas. “Sempre estivemos aberto ao dialogo, mas até agora não recebemos da prefeita nenhuma proposta concreta, possível de ser aceita pela categoria. Continuamos abertos ao diálogo visando chegar a um acordo possível para ambos os lados”, frisou o presidente.

Ele acrescenta ainda que tudo que esta acontecendo e por que a gestão não tem compromisso com a saúde e nem com servidores em saúde do município.

Comentários (0)