Servidores municipais de Tocantinópolis recebem 1ª parcela do décimo em julho

Servidores receberão parcela junto com o salário, no dia 10 de julho. Aqueles que não tiverem interesse em antecipar recebimento, devem requerer recusa até o fim deste mês

Servidores de Tocantinópolis poderão adiantar parte do décimo
Descrição: Servidores de Tocantinópolis poderão adiantar parte do décimo Crédito: Foto: Dirceu Leno

A Prefeitura de Tocantinópolis anunciou nesta terça-feira, 27, irá efetuar o pagamento da 1ª parcela do décimo terceiro salário dos servidores públicos no próximo dia 10 de julho, juntamente com o salário do mês. De acordo com a prefeitura, o funcionário público municipal que não tiver interesse de antecipar o recebimento da parcela tem até o final deste mês para requerer a recusa.

 

Num cenário econômico adverso, o pagamento da primeira parcela do 13º que correspondente a 50% do salário deve beneficiar mais de 690 servidores. Acrescido ao salário, quase R$ 1,9 milhão deve ser injetado na economia, especialmente no comércio local.

 

Para o prefeito isso resulta de um equilíbrio econômico do município. “Graças à forma consciente de lidar com o bem público e a preocupação com a aplicação correta dos recursos, é que estamos conseguindo realizar essa antecipação de pagamento, porque queremos essas pessoas trabalhando felizes para fazer o melhor serviço em qualquer segmento da prefeitura. Além de manter em dia os salários de nossos servidores públicos, a iniciativa visa agregar um incentivo à economia local”, completou o prefeito Paulo Gomes.

 

Regras

 

Embora diversas pessoas optem pelo recebimento, os servidores que não quiserem receber o valor integral do 13º salário deverão comunicar a sua rejeita por meio de requerimento no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, até o dia 30 de junho. A medida foi estabelecida por meio do Decreto nº 013, de 8 de junho de 2017.

 

Em tempos de crise econômica e orçamento mais apertado, a antecipação da 1ª parcela pode representar um alívio ou uma grana extra para honrar pagamento das despesas extras de início do ano seguinte.

 

Benefícios

 

A ideia do benefício é que o trabalhador possa utilizá-lo para incrementar o orçamento, para as viagens e pagamento de despesas de início do ano seguinte, mas é cada vez mais comum o assalariado se valer do recurso para quitar dívidas, pagar as contas ou até mesmo para buscar um rendimento maior para o dinheiro, uma vez que se aguardar para receber somente em dezembro o valor recebido será integral.

 

É importante lembrar, porém, que ao receber o adiantamento o trabalhador receberá no final do ano um adicional menor para as tradicionais compras de final de ano e, consequentemente, para os pagamentos de despesas de 2017. Portanto, cabe ao próprio empregado analisar a conveniência da solicitação da antecipação do 13º salário ou não.

 

(Com informações da Ascom Tocantinópolis)

Comentários (0)