Sesau nega negligência em caso de paciente que fugiu de ala psiquiátrica do HGPP

Paciente que fugiu da ala de psiquiatria do HGP na última segunda-feira foi localizado em Miracema...

Através de nota de esclarecimento a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), responsável pelo Hospital Geral Público de Palmas (HGPP), negou as acusações feitas pela família de Paulo Henrique Lucena, de que tenha havido descaso por parte do hospital com relação ao paciente. Lucena, que sofre de transtorno bipolar, estava internado há oito dias no HGPP e fugiu do hospital pela janela de um banheiro do primeiro andar do prédio, na tarde da última segunda-feira, 28.

Segundo assessoria de comunicação da Secretaria, é recomendado pelo hospital que pacientes psiquiátricos estejam acompanhados de um familiar responsável, porém na data em que Lucena fugiu não havia nenhum responsável fazendo o acompanhamento dele. A assessoria acrescentou que no mesmo dia o paciente tentou uma fuga, mas sem sucesso e que após a tentativa a família foi notificada.

Ainda de acordo com a nota, a família de Lucena foi orientada a procurar uma delegacia para registrar o ocorrido. A Sesau acrescentou também que o local possui todas as condições necessárias para o tratamento terapêutico psiquiátrico.

Segue abaixo nota na íntegra:

 

NOTA ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do HGPP - Hospital Geral Público de Palmas, nega as acusações feitas pela família do paciente Paulo Henrique Lucena e esclarece que:

- O HGPP preconiza que o paciente psiquiátrico, durante sua estadia de internação na unidade hospitalar, tenha um familiar responsável acompanhando o tratamento, mas na segunda-feira,28, data da fuga do paciente, não havia nenhum familiar o acompanhando;

- O paciente apresenta um histórico de fugas por ser resistente ao tratamento e regras da unidade hospitalar, tentado inclusive uma fuga sem sucesso ainda na segunda-feira, o que foi notificado à família e a mesma estava ciente das condições clínicas e comportamentais do paciente;

- Quanto à estrutura da ala de psiquiatria, a diretoria do HGPP ressalta que possui todas as condições necessárias e adaptadas para o tratamento terapêutico psiquiátrico com base nas evidências clínicas atualizadas e humanizada. O setor possui 10 leitos e uma equipe multiprofissional formada por aproximadamente 31 pessoas entre terapeuta ocupacional, assistentes sociais, médicos psiquiatras, enfermeiro e técnicos em enfermagem.

- Paulo Henrique Alves Lucena evadiu do hospital por volta das 17h, depois de danificar a janela e as grades de segurança do banheiro. A família foi avisada e orientada a procurar a delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência, como determina a lei;

- O hospital reforça que o paciente foi internado devido a complicações psiquiátricas e em decorrência da dependência química, apresentando comportamento resistente ao tratamento. Vale ressaltar que o paciente já foi localizado na casa de familiares.

- O paciente foi encontrado ainda ontem, 29, em Miracema.

Comentários (0)