Na última segunda-feira, 26, o Serviço Social da Indústria (SESI) organizou uma sessão de boas-vindas para os estudantes das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante (2024/01) à distância. Durante a aula inaugural, que ocorreu na sala do CET, foram apresentados os professores responsáveis por conduzir as aulas presenciais, além de apresentar a metodologia que será adotada ao longo do curso. Também participaram do evento o assessor da superintendência do SESI, Rafael Yamada, o coordenador pedagógico do SESI, Márcio Ferreira de Oliveira e a coordenadora pedagógica do SENAI CETEC Palmas, Aurimar Batista.
A turma da Nova EJA, que tem como objetivo concluir o ensino médio em um prazo de até 15 meses, conta com alunos de diversas idades e com muitas histórias, como a de Sadya Barros, de 50 anos, que resolveu voltar a estudar e concluir o ensino médio “Vou aproveitar essa oportunidade que eu estou tendo e recuperar o tempo perdido. Ainda mais desse jeito que a gente pode fazer de casa, pelo computador”, disse a aluna.
O ex- aluno da EJA SESI, Eliezelto Moura de Oliveira, que concluiu o ensino médio em 2023, em seu depoimento, relatou a importância da EJA na vida e o quanto a formação abriu portas “Só eu sei o que perdi de oportunidade, por não ter concluído o estudo. Hoje, eu sei da importância e o quanto é bom concluir o ensino e fico sem palavras para agradecer ao SESI”, pontuo.
A gerente de Educação do SESI Palmas, Socorro Lira, falou sobre a importância em oferecer projetos como a Nova EJA Profissionalizante, totalmente gratuitos. “O SESI acredita que a educação é transformadora e a EJA é mais uma iniciativa que reafirma o nosso compromisso com o trabalhador de oferecer qualidade de vida e ensino de qualidade. Essa combinação entre a conclusão do Ensino Médio e o desenvolvimento de habilidades profissionais é fundamental para prepará-los não apenas para os desafios do mercado de trabalho atual, mas também para as demandas futuras que enfrentarão”, afirma a diretora.
Nova EJA Profissionalizante
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) oferecida pelo SESI é uma modalidade de educação à distância para estudantes maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio (1º ao 3º ano). A EJA EAD Profissionalizante é inteiramente gratuita e tem como objetivo proporcionar a conclusão do Ensino Médio em pouco mais de um ano e, ao mesmo tempo, oferecer uma certificação profissional por meio dos cursos do SENAI. Ainda há vagas abertas e as inscrições podem ser feita até 29/02.
Aproveitamento do conhecimento já adquirido
A NOVA EJA utiliza a Metodologia de Reconhecimento de Saberes que sistematiza os conhecimentos que o aluno adquire ao longo da vida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas.
Flexibilidade de horário
Como é uma modalidade semipresencial permite a flexibilização de horário e permite que o aluno adeque os períodos de estudo. As aulas são transmitidas por meio da plataforma do SESI Educação, sendo 80% de forma on-line e 20% presencial, o que é um benefício para quem já está no mercado de trabalho.
Plano de estudos individualizado
Com o aproveitamento do Reconhecimento dos Saberes cada aluno tem um Plano de Intervenção Individual e o calendário de aulas é personalizado.
Certificação do Ensino Médio em até 15 meses
Um dos grandes desafios da educação brasileira é a formação educacional de pessoas que já passaram da idade escolar. E agilizar a formação destes brasileiros é uma das vantagens da Nova EJA-EAD. O interessado deve ter idade mínima de 18 anos e o ensino fundamental completo, ensino médio incompleto ou ENCCEJA.
Profissionalização e gratuidade
A Nova EJA é totalmente gratuita e, além da conclusão do ensino médio, a modalidade soma um curso de formação profissional inicial no SENAI, também gratuito.
Comentários (0)