Sete novas creches estão em obra na Capital; cerca de 4 mil novas vagas serão geradas

As obras já estão em andamento e cada uma das novas unidades educacionais contará com oito salas, com cerca de 44 m² até 50 m² cada uma delas

Cerca de 4 mil novas vagas serão geradas
Descrição: Cerca de 4 mil novas vagas serão geradas Crédito: Secom Palmas

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, acompanhado do secretário municipal da Educação, Danilo Melo, e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, estiveram na tarde desta terça-feira, 6, para acompanhar e vistoriar o andamento das obras de construção de mais sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), em plena execução.

 

As visitas foram feitas nos Cmeis que estão em construção nas quadras Arse 111, Arse 102, Setor Bertaville e Aureny III. Ainda estão sendo construídos Cmeis na Arse 142, Santo Amaro e Aureny I.

 

As obras já estão em andamento e cada uma das novas unidades educacionais contará com oito salas, com cerca de 44 m² até 50 m² cada uma delas. A meta é zerar a demanda do Sistema Online de Cadastro do Ensino Infantil (SOCEI) com a inauguração de todas essas obras ainda em 2018 e universalizar as vagas para crianças na faixa etária de 6 meses a 3 anos.

 

A rede municipal de ensino de Palmas atende atualmente 100% da demanda e oferta vagas para todas as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos do Ensino Infantil. No caso das crianças de 0 a 3 anos, o MEC preconiza que até 2024 os municípios tenham como meta atender 100% das crianças. Hoje, Palmas atende 50% dessa faixa etária de 0 a 3 anos de idade.

 

Com a inauguração desses novos sete Cmeis em construção, ainda em 2018, cerca de 4 mil novas vagas serão geradas para o Ensino Infantil. A meta é zerar a lista de espera e universalizar as vagas para os bebês de 6 meses a 3 anos.

 

O prefeito, Carlos Amastha, destaca que “nenhuma outra capital brasileira está num clima como o de Palmas. É impressionante como a nossa educação se comportou como se não tivesse o Brasil passado pela pior crise de sua história. É o sucesso de uma equipe comprometida, competente, obcecada com os resultados! O que estamos vivendo é absolutamente fantástico, rumo a zerar uma fila cujo objetivo seria atender os 50% até 2024 e estamos querendo ainda em 2018 fazer o que nenhuma outra capital brasileira já fez”. Segundo ele neste momento é necessário “reconhecer o trabalho de uma equipe comprometida e celebrar os resultados”.

 

Cmei João e Maria

 

Mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) foi entregue à população de Palmas, em janeiro. Com capacidade para atender 456 alunos, o Cmei, conta com oito salas de aulas, cinco banheiros, com espaço para alunos com necessidades especiais, cozinha, lactário, sala de repouso para servidores, lavanderia, refeitório, depósitos, varanda e bloco administrativo. A estrutura conta ainda com uma área de lazer temática, parquinho sustentável, casinha inspirada nos personagens João e Maria e horta.

Comentários (0)