Na manhã dessa terça-feira, 25, na Praça do Centenário, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Porto Nacional apoiaram a iniciativa do grupamento de Bombeiros Militares do Município de encerrar oficialmente a Semana Nacional de Trânsito. Houve uma simulação de acidente de trânsito envolvendo um veículo de passeio e uma motocicleta. Dos condutores, o da motocicleta teve fraturas dos membros inferiores, escoriações no corpo e, provavelmente, outros traumatismos imperceptíveis no momento. Já o do automóvel, nada sofreu. A ambulância do Corpo de Bombeiros socorreu a vítima em segundos, levando-a para o pronto socorro mais próximo.
Enquanto a ação acontecia, a Guarda Municipal chefiada pelo comandante e subtenente, Lira, organizava o trânsito. A Polícia Militar deu todo o suporte necessário.
Ao final, um guincho colocou um carro e uma motocicleta, em uma das curvas da Praça. Os veículos, que foram batidos em acidentes permanecem no local por uma semana.
Para o capitão Matos, comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros de Porto Nacional, a ação também foi um treinamento para os militares, uma vez que das 250 ocorrências que recebem, por mês, 130 são de acidentes de trânsito, cerca de 60% das atividades do grupamento.
“Com essa iniciativa, buscamos sensibilizar as pessoas quanto ao alto número de acidentes de trânsito e com vítimas. Conforme estatísticas quatro pessoas morrem por dia, no país. A falta de prudência no trânsito é uma das maiores causas dos acidentes”, alertou Matos.
A Semana que é coordenada pelo Detran-TO trouxe como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
O Governo do Tocantins, através do Departamento de Trânsito do Estado e parceiros realizou diversas atividades entre os dias 18 e 25 de setembro, em referência à Semana Nacional de Trânsito. As ações foram direcionadas aos jovens com destaque para a velocidade.
Governo Federal
No último dia 21 de setembro, a presidenta Dilma Rousseff lançou uma campanha permanente de conscientização no trânsito com o objetivo de diminuir o número de mortes nas estradas e ruas do país. A Campanha, que faz parte do Pacto pela Redução de Acidentes (Parada – Um Pacto pela Vida) fez parte da Semana Nacional de Trânsito.
Dados da OMS
Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 5ª colocação entre os países recordistas em acidentes de trânsito, atrás apenas da Índia, da China, da Rússia e dos Estados Unidos.
De acordo com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a cada ano, 42 mil pessoas morre em acidentes de trânsito.
A meta é reduzir em 50% o número de óbitos no período entre 2011 e 2020, conforme resolução da OMS assinada no Brasil. O ministério planeja realizar ações pontuais em grandes eventos festivos pelo país.
Jovens
Uma seguradora de veículos avaliou mais de 100 mil acidentes. A pesquisa mostra que a maioria é causada por jovens e acontece de madrugada, justamente quando há poucos carros nas ruas, mas que facilita que os motoristas corram.
Segundo a pesquisa, os jovens são os que mais abusam da combinação excesso de velocidade e direção perigosa.
Pesquisa: 107.700 acidentes
Agosto de 2011 a julho de 2012
26 a 35 anos – 33,18%
18 a 25 anos – 21,37%
36 a 45 anos – 20,60%
46 a 55 anos – 14,96%
(Da assessoria)
Comentários (0)