O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins (Sindjor-TO) emitiu uma nota de apoio a jornalistas que têm sofrido ataques pessoais e profissionais na cidade de Paraíso do Tocantins, durante o período eleitoral. O Sindjor-TO repudiou os ataques e classificou as injúrias e difamações como crimes que atentam contra a liberdade de imprensa. Leia a íntegra da nota de abaixo:
Nota de Apoio
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado doTocantins vem a público manifestar sua solidariedade e sua preocupação aos ataques pessoais e profissionais que jornalistas vem sofrendo nesse período eleitoral na cidade de Paraíso do Tocantins.
No exercício da atividade de assessoria política, os jornalistas estão sofrendo repetidas injúrias, difamação, desqualificação - atitudes inclusive classificadas como criminosas e sujeitas a penalidades a quem pratica tamanha covardia-, em grupo de conversas em aplicativo e ou mesmo em conversas privadas.
É certo que em disputas eleitorais os ânimos podem ficar exaltados, as pessoas podem tomar partido por candidatos, mas as discordâncias não devem ultrapassar o bom senso e a cordialidade e partir para as críticas infundadas, desrespeitosas e desqualificadoras que tem como alvo diminuir o valor dos profissionais jornalistas no exercício de suas atividades
É lamentável que o responsável por um veículo de comunicação local use suas habilidades para direcionar críticas que ultrapassam o campo profissional, se configurando ataques pessoais, atingindo a imagens e a credibilidade destes profissionais, que ao longo de suas carreiras, se dedicaram a informar a sociedade com seriedade, ética e o compromisso com a verdade
Esses ataques não apenas ofendem as profissionais, mas também atentam contra a liberdade de imprensa e o direito à informação de qualidade, pilares essenciais da nossa democracia.
Expressamos nossa total solidariedade aos jornalistas afetadas e reafirmamos nosso compromisso de defender o respeito, a ética e a valorização dos profissionais da comunicação. Não toleraremos o uso das plataformas de comunicação para desinformação, fazer ataques pessoais ou qualquer tipo de comportamento que desrespeite o trabalho jornalístico. O jornalismo se faz com seriedade, respeito mútuo e compromisso com a verdade. E os ataques serão tratados como ações criminosas, ao qual estaremos acompanhando e aguardando os procedimentos processuais.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins - Sindjor-TO
Comentários (0)