O SINTET encaminhou nesta quarta-feira, dia 07 de janeiro de 2015, denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE/TO) sobre o não pagamento do 13º salário de 2014 dos servidores de Peixe, localizado a 350 km da capital, em especial nossos representados que são os trabalhadores da educação municipal daquele município.
O pagamento dos profissionais da educação é de Fundo vinculado (FUNDEB), o que não justifica o não pagamento do salário dos servidores, inclusive o 13º.
O SINTET tem acompanhado a categoria que recentemente elaborou a revisão do plano de carreira da educação e aguarda ansiosa pela aprovação. De acordo com uma professora que não quis se identificar a comunidade está indignada com a atitude da prefeitura. “Nada justifica o não pagamento do 13º, o município é um dos maiores em arrecadação do Tocantins, e a cidade não tem grandes obras. Queremos saber onde foi parar o dinheiro e porque a prefeitura não pagou os funcionários”, denunciou.
Segundo o Portal da Transparência, em 2014, a prefeitura de Peixe recebeu mais de três milhões de repasses do Fundeb (R$ 3.137.892,13) e aproximadamente cinco milhões (R$ 4.903.607,56) de repasses do FPM.
A categoria aguarda pagamento até o próximo dia 20, caso não aconteça é previsível que os profissionais declarem estado de greve. Peixe conta com cerca de 250 (duzentos e cinquenta) profissionais da educação municipal e atende cerca de dois mil alunos.
Comentários (0)