Sintet faz assembleia nesta 3ª para analisar propostas da prefeitura de Palmas

A assembleia dos servidores da Educação de Palmas acontece na manhã desta terça e a categoria deve analisar a proposta apresentada pela Semed. Para o presidente do Sintet em Palmas "é mais do mesmo".

Os servidores da Educação do município de Palmas realizam assembleia na manhã desta terça-feira, 15, no Rancho Bahia. O presidente do Sintet em Palmas, Joelson Pereira confirmou ao T1 que é a primeira assembleia em que a categoria vai deliberar sobre greve já que segundo ele a proposta sobre os pontos de reivindicação entregue pelo secretário municipal da Educação, Danilo Melo, é “mais do mesmo”.

 

“Temos as nossas reivindicações e vamos colocar para a categoria apreciar em assembleia. Vamos discutir ponto a ponto para que todos possam opinar”, disse o presidente que deixou claro que a greve ainda não é uma definição, mas afirmou haver uma “grande indignação” entre a categoria.

 

Ao todo o Sintet apresentou nove pontos de reivindicação para a gestão municipal sendo que seis deles são considerados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) como atendidas e ao T1 Joelson confirmou que esse também é o pensamento da categoria, mas ele ressaltou o projeto de salas integradas e a meritocracia, que não estariam agradando os educadores.

 

“A gestão jogou a bola para a Câmara de Vereadores e esses dois projetos viraram lei, mas o salas integradas é prejudicial aos professores e a meritocracia implantada sem nenhum critério real”, disparou o representante do sindicato.

 

Segundo Joelson os servidores não recebem desde 2014 os benefícios garantidos no plano de carreira, que são os por aperfeiçoamento profissional e por tempo de serviço, e este ainda é um ponto de embate com a Semed. “Temos mais de mil que não foram pagos, ou seja, os servidores se aperfeiçoaram e não estão recebendo o que lhes é de direito”, explicou.

 

Além dos benefícios os servidores da educação pedem o compromisso da gestão no sentido de garantir os 30% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação. Hoje são investidos 25%, mas o Plano Nacional de Educação prevê o aumento para 30%. O outro ponto que ainda não é consenso é a forma de reajuste, que o Sintet cobra que ele seja baseado no custo aluno.

 

Ponto de vista da gestão

Em entrevista ao T1 o secretário Danilo adiantou que os 30% do PIB para a Educação também já é um ponto de pauta vencido já que a gestão vai garantir o investimento para o ano que vem e ele completou afirmando ainda que “o objetivo da prefeitura é atender tudo aquilo que é possível sem fazer proselitismo”.

Comentários (0)