Sintet repudia remanejamento de recursos da Educação para outras pastas

O Sindicato encaminhou à imprensa uma nota de repúdio na tarde desta-feira, 1º. Confira

Confira abaixo a nota de repúdio do Sintet sobre a aprovação do remanejamento de recursos da Educação para outras pastas da Prefeitura de Palmas.

 

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) em Educação no Estado do Tocantins – Sintet Regional de Palmas condena de forma veemente o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e os vereadores de Palmas que votaram pela aprovação d o Projeto de Lei (PL) nº 21, de 7 de Julho de 2014. A aprovação do referido Projeto de Lei retirou recursos do Orçamento de diversos projetos essenciais para o povo palmense, dando uma mostra clara de desrespeito às reais necessidades da população.

 

O Sintet estranha os critérios adotados pelo prefeito para propor o remanejamento de recursos e os adotados pelos vereadores para aprová-lo. Afinal, se está havendo falta de recursos, o que precisa ser garantido de forma emergencial para a população: construir a Unidade de Pronto Atendimento da região norte da capital que tanto tem sofrido com o descaso da Saúde Pública ou a manutenção de praças? Reforma dos abrigos dos (as) passageiros(as) do transporte coletivo que são submetidos(as) a condições degradantes expostos ao sol e a chuva ou a reforma de prédios? Conclusão das CMEIs e escolas para atender a demanda das regiões mais carentes ou aumentar os gastos no gabinete do prefeito?

 

Além disso, causa estranheza que o prefeito Carlos Amastha e alguns vereadores concordem em retirar recursos da educação quando a Secretaria Municipal da Educação tem sido cobrada, sem sucesso, pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar quanto à adequação de cozinhas e depósitos de alimentos nas escolas e CMEIs. 

 

Como também causa estranheza que o prefeito Carlos Amastha e alguns vereadores concordem em retirar recursos da educação enquanto a climatização de todas as salas de aula de escolas e CMEIs nunca tenham sido concluídas. Estamos começando um período crítico no qual as altas temperaturas e a baixa umidade do ar tornam o ambiente das salas de aula insuportáveis para os (as) alunos (as) das escolas públicas. Ao invés de climatização, todos os anos o prefeito adota a redução das aulas, prejudicando assim a aprendizagem dos (as) estudantes. 

 

Dessa forma, o Sintet repudia mais uma vez a ação do prefeito Carlos Amastha e dos vereadores que votaram pela aprovação do remanejo de recursos e exige que as demandas de alunos(as), famílias, educadores(as), enfim, a população seja levada em conta e que o Projeto seja revogado. Em tempo, parabenizamos os vereadores Iratã Abreu e Professor Júnior Geo por terem se posicionado contrários ao projeto. 

 

Joelson Pereira

Presidente do Sintet Regional de Palmas

 

Leia também:

Amastha remaneja quase R$18 mi do orçamento: 2 mi vão para gabinete do prefeito

Comentários (0)