Com temas voltados à agricultura e a produção no campo, o “1º Show Rural” realizado no município de Lajeado contou com o apoio do Sistema FAET/Senar. Dessa vez, foi na comunidade Pedreira, cerca de 115 km da cidade, que produtores rurais da região e estudantes de ciências agrárias percorreram as estações e foram capacitados em áreas como saúde e segurança no trabalho rural, criação de biofertilizantes e o uso de drones em áreas agrícolas.
O presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, relembrou que desde a primeira reunião sobre o evento, o sistema se propôs a apoiar na realização, uma vez que a capacitação é uma oportunidade de crescimento para os produtores. Além da programação nas estações, a primeira edição do evento também contou com exposição de equipamentos tecnológicos que são fundamentais para garantir eficácia na rotina de trabalho do campo, como os drones na agricultura e pecuária, atividades de manejo na cultura da mandioca, da água no cultivo de peixes e a construção de composteira.
Segundo o produtor rural Elias Mendes, o que mais despertou sua atenção foram as possibilidades de manejo sanitário e nutricional na área de piscicultura, o que faz com o que eles tenham mais sucesso na produção. Já para o produtor Dânio de Jesus, foi “identificar de forma mais rápida os problemas em plantações é um dos benefícios do Drone”.
A ação foi idealizada pela Universidade Católica do Tocantins (UniCatolica), por meio do curso de Agronomia da universidade. Segundo o professor e coordenador do curso, Thadeu Texeira, a iniciativa surgiu após uma pesquisa dos acadêmicos em campo. “No semestre anterior, os estudantes fizeram uma pesquisa em relação as demandas da comunidade e agora tivemos condições de realizar esse trabalho”.
O reitor da UniCatolica, Gilliano Mazzeto, também destacou a importância das “três instituições que deram as mãos para oferecer essa capacitação aos produtores”. Além do sistema e da universidade, a prefeitura municipal de Lajeado também apoiou o evento. O prefeito Júnior Bandeira mencionou que os “produtores da comunidade já começaram a receber máquinas para o preparo da terra, sementes e acredita que o 1º Show Rural trouxe o conhecimento necessário”.
Comentários (0)