Taquaruçu, Capital por um dia: Cinthia entrega USF, tratores e faz atendimentos

O dia 1º de junho é marcado com o distrito de Taquaruçu sendo a Capital por um dia, seguindo lei municipal. Na ocasião, a prefeita entregou a reforma e ampliação da Unidade de Saúde Walter Morato

Crédito: Edu Fortes

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), esteve em Taquaruçu durante toda a manhã desta terça-feira, 1º de junho, em que a sede do Poder Executivo de Palmas é transferida para Taquaruçu e o distrito se torna a Capital do Tocantins por um dia. A prefeita iniciou as atividades com o hasteamento das bandeiras na praça Joaquim Maracaípe, participando de momento cívico, em seguida entregou tratores, inaugurou a reforma e ampliação de bloco anexo da Unidade de Saúde da Família Walter Morato e fez atendimentos no gabinete instalado na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar.

 

Cinthia entregou para o município quatro novos tratores, cedidos pelo Governo do Estado através de emenda parlamentar do Senador Eduardo Gomes (MDB-TO), para reforçar trabalhos feitos na zona rural de Palmas. A gestora anunciou que mais seis serão entregues ainda neste mês, para serem utilizados para roçagem e gradagem de áreas rurais de Palmas. Outras 38 máquinas da prefeitura foram expostas e colocadas à disposição dos agricultores rurais. De março a maio deste ano, esta frota já contribuiu para a melhoria e pavimentação de mais de 250 quilômetros de estradas vicinais da região de Taquaruçu.

 

O novo bloco da USF, que é referência para moradores de Taquaruçu e no entorno do distrito, abrigará a farmácia e ambientes administrativos e de apoio à unidade, cuja sede principal permanece em prédio planejado e inaugurado no dia 22 de junho do ano passado. Além da farmácia, único serviço do anexo onde haverá atendimento ao público, o projeto inclui auditório, sala de repouso, copa, almoxarifado, sala de rouparia limpa e sala de rouparia suja e depósito de material de limpeza (DML). Conforme a prefeitura, o investimento na reforma do anexo, antiga sede da USF, e construção da atual unidade no mesmo terreno foi de R$ 1.351.568,47.

 

“Oficialmente, mudamos a sede do poder executivo de Palmas uma vez ao ano para Taquaruçu, mas nós estamos presentes aqui todos os dias, prestando os serviços públicos de qualidade, entregando obras e auxiliando na manutenção do nosso querido Taquaruçu”, frisou a prefeita.

 

Conforme a prefeitura de Palmas, as ações seguiram todas as recomendações sanitárias contra a Covid-19.

 

Kit merenda

 

Ainda durante sua passagem pelo distrito, a prefeita Cinthia Ribeiro entregou cerca de 500 kits merenda aos alunos da rede municipal de ensino. Os kits contam com rapadura, banana e mandioca, itens produzidos por produtores da agricultura familiar. “Valorizamos o trabalho dos moradores da zona rural do distrito, ao mesmo tempo em que garantimos uma alimentação saudável aos estudantes”, concluiu a prefeita.

 

Taquaruçu, Capital por um dia

 

A transferência de Taquaruçu, Capital por um dia, é realizada todos os anos em cumprimento ao parágrafo 2º do artigo 1º da Lei Orgânica Municipal (Emenda nº 53 de 2006). A data celebra a transferência da sede do Executivo por um dia para o distrito em reconhecimento a Taquaruçu do Porto que cedeu seu status de município para construção da capital Palmas.

Comentários (0)