Os usuários do transporte coletivo urbano de Palmas passam a pagar a tarifa de R$ 2,00 a partir desta terça-feira, 4. A nova tarifa, menor que a anterior (R$ 3,85), foi determinada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos. A cobrança acontece após vigorar a catraca livre durante o mês de janeiro e até essa segunda-feira, 3, a catraca livre. O Decreto nº 2.654, que estabelece a redução da tarifa, determina que o valor seja cobrado até dia 28 de fevereiro. Confira o Diário Oficial desta segunda-feira, 3.
Para a implantação da nova tarifa, a gestão municipal argumentou que a redução representa uma compensação justa para o cidadão que depende diariamente de um transporte público ineficiente, uma vez que o valor atual da tarifa não reflete a qualidade do serviço oferecido; e que, além disso, a redução permitirá um alinhamento mais justo entre o custo e o serviço prestado
Ao anunciar no sábado, 1º a nova tarifa, o prefeito Eduardo Siqueira Campos explicou que o valor, abaixo do que vinha sendo cobrado antes da implementação da gratuidade, se justifica, pois mesmo com as medidas adotadas, em que mais ônibus passaram por manutenção e voltaram a circular, o serviço ainda encontra-se na fase de transição.
Eduardo destacaou que, já no primeiro mês da nova gestão, foi iniciado o processo para que o transporte público seja concedido à iniciativa privada. “Fornecedores ficaram mais de três meses sem receber e isso inviabiliza seus negócios e também cria obstáculos para que possamos atender a população com a qualidade que precisa e merece. Então, todo nosso esforço e atenção tem sido para resolver essas questões e entregar para o cidadão um serviço que irá melhorando gradativamente até a concessão e a chegada de uma nova frota”, disse.
Conforme o prefeito Eduardo, ajustar o valor da tarifa para dois reais permitirá ao município manter a melhoria do serviço, investir na segurança para o usuário, ter um número suficiente de ônibus rodando e reduzir atrasos. "Pegamos essa frota com muitos veículos sem condições de uso e tivemos que investir muito na manutenção deles. É uma transição que vai nos permitir caminhar para um final feliz naquilo que nos comprometemos, ter ônibus zero km. É uma escada que estamos subindo em direção da qualidade mobilidade urbana em Palmas”, complementou o Eduardo Siqueira Campos.
Edital encaminhado
A atual gestão da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) reafirmou ter recebido o sistema de transporte público de Palmas em estado caótico. E reforçou que trabalha diariamente para manter os serviços até a implantação do novo modelo de transporte público, cujo edital de licitação para concessão encontra-se em fase final de elaboração.
A Prefeitura de Palmas mantém a gratuidade nos finais de semana e feriados para todos os usuários do transporte coletivo.
Comentários (0)