Com o aumento da circulação da subvariante Ômicron BQ.1 da Covid-19 no Brasil e com a possível chegada do vírus em Palmas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça que todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital seguem disponíveis para realizar testes rápidos para detectar a doença de segunda a sexta-feira.
Para realizar o teste, os usuários devem estar com sintomas gripais ou ter tido contato com caso confirmado. A Semus informa que também está disponível o teste RT-PCR (feito em laboratório), que é indicado conforme critério médico. O resultado dos testes rápidos saem em 15 minutos e do RT-PCR em 48 horas.
Nos horários em que as USFs estão fechadas e nos fins de semana e feriados, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também fazem testes para diagnóstico da Covid-19 em casos moderados e graves.
Vacinação
A Semus ressalta que a testagem não é o único caminho contra a doença. Uma alternativa muito importante e que não deve ser sobreposta é o esquema vacinal completo contra a Covid. Em Palmas, mesmo com a oferta diária da vacinação em 15 USFs e realização de diversas ações extramuros, muitas pessoas ainda não se vacinaram, algumas sequer tomaram a primeira dose.
“O que mais nos preocupa são as crianças, há aquelas que ainda não tomaram nenhuma dose. É importante que a população como um todo tome todas as doses para evitar complicações severas da doença no nosso organismo e até mesmo óbito”, alerta Marêssa Castro, diretora de Vigilância em Saúde da Semus. Confira a relação de unidades disponíveis para a vacinação.
Além da completude do esquema vacinal, o Ministério da Saúde recomenda uma série de medidas já utilizadas para evitar a infecção pelo vírus. São elas: a higienização frequente das mãos com álcool 70% ou com água e sabão; e uso de máscaras de proteção facial, especialmente pessoas com fatores de risco, pessoas que tiveram contato com caso confirmado, pessoas em situações com maior risco de contaminação (lugares fechados e mal ventilados, aglomerações, serviços de saúde); e ainda o isolamento de casos suspeitos e confirmados.
Comentários (0)