TJTO declara luto de três dias pela morte do juiz Sândalo Bueno do Nascimento

Magistrados, amigos, familiares e autoridades se despedem do juiz aposentado Sândalo Bueno

Crédito: Elias Oliveira/Governo do Tocantins

A história e o trabalho desenvolvido pelo juiz Sândalo Bueno do Nascimento no Judiciário tocantinense foi ressaltado por diversas instituições do estado. A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, decretou luto oficial no âmbito do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), por três dias. Durante este período, as bandeiras das sedes do PJTO ficam hasteadas a meio mastro como forma de homenagear o magistrado pelo seu trabalho e dedicação.

 

O governador do estado, Wanderlei Barbosa, enfatizou o pioneirismo do juiz aposentado no Tocantins, tendo assumido a magistratura em 1989. “Peço a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos que se encontram acometidos pela dor da perda, dando-lhes forças para superar este momento difícil e para conviver com tamanha saudade.”

 

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, destacou a trajetória de Sândalo Bueno no Judiciário e transmitiu suas “condolências aos seus familiares, bem como aos seus colegas de trabalho, a todos que o admiravam e compartilhavam da sua amizade”.

 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, também decretou três dias de luto oficial em respeito à história do juiz e à gratidão ao seu pioneirismo e profissionalismo. “Pioneiro, ele fez muitas amizades por aqui. Hoje, sentimos a partida de um grande homem. Me despeço de um amigo.”

 

Pioneiro na Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), Sândalo Bueno teve sua passagem pela Asmeto ressaltada pelos colegas. “Sândalo foi presidente da Asmeto, no período de 1994 a 1998, tendo assumido quando o então presidente, desembargador João Alves, renunciou devido à eleição para o cargo de Corregedor-Geral de Justiça. Bueno participou ativamente da estruturação da Associação. A sua participação ativa na construção da sede campestre e demais conquistas da Asmeto deixou um legado especial para os associados. Na memória, um homem pacífico, inteligente, solidário e um grande amigo de todos.”

 

Em nota de pesar, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) disse que o juiz aposentado deixa seu nome registrado na história do Estado e da magistratura tocantinense. “Viveu a estruturação do Poder Judiciário no Tocantins e contribuiu firmemente, tendo passado por diversas comarcas e ocupado funções de destaque, como as de juiz eleitoral de Palmas e juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foi também professor de Direito e presidiu a Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) em três ocasiões. Aposentou-se em 2014, mas manteve seu nome muito vivo na memória da magistratura estadual, como ainda manterá.”

 

Em nome dos magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, e o vice e corregedor regional eleitoral, Helvécio de Brito Maia Neto, lamentaram o falecimento de Sândalo Bueno do Nascimento, que foi juiz eleitoral de Palmas e juiz membro do TRE-TO. “Sândalo Bueno deixa um legado de significativa contribuição com a magistratura do Estado do Tocantins.”

 

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio de sua administração superior, fez questão de lembrar a “postura ética, profissional e primorosamente cortês” que Sândalo Bueno conduziu sua trajetória no Sistema de Justiça do Tocantins, atuando de forma célere para a garantia de direitos. “Membros e membras da Defensoria Pública sempre encontraram nele um magistrado comprometido e, sobretudo, uma pessoa disposta ao diálogo.”

 

Presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, José do Lago Folha, também se manifestou.  “Neste momento de profunda dor e despedida, rogo a Deus para que conforte o coração de todos os seus familiares, amigos e ex-colegas de trabalho. Que nosso Senhor o receba em seus braços e traga o amparo necessário para todos nós.”

 

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Carlos Humberto Lima, também ressaltou o legado do magistrado. “Seu nome ficará registrado na história do Estado e da magistratura tocantinense por toda sua contribuição, tendo trabalhado desde a estruturação do Poder Judiciário no Tocantins até sua aposentadoria, em 2014.”

 

 A Associação dos procuradores do Estado do Tocantins (Aproeto) e a Polícia Militar do Tocantins também emitiram nota de pesar lamentando o falecimento do juiz aposentado.

 

Magistrados, amigos, familiares e autoridades se despedem do juiz aposentado Sândalo Bueno

Magistrados(as), familiares, amigos(as), servidores(as) do Poder Judiciário do Tocantins, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e de todo o Sistema de Justiça se despediram, na manhã deste sábado (25/11), do juiz aposentado Sândalo Bueno do Nascimento. O magistrado faleceu na tarde desta sexta-feira (24/11) e o velório foi realizado no Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

 

Antes do encerramento do velório, por volta das 9 horas, foi realizado um momento com o espírita Ubirajara Augusto Pereira (Tio Bira) e uma celebração com o padre Eduardo Zanom.  O corpo segue para Araguaína, onde será cremado, em cerimônia reservada aos familiares.

 

A presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, lamentou a perda do magistrado. “Nosso coração se une ao da família do amigo Sândalo Bueno neste momento de profunda dor. O Tribunal de Justiça do Tocantins presta homenagens ao trabalho realizado pelo juiz Sândalo ao longo de sua carreira e por seu amor à Magistratura e à Justiça.”

 

Para a vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, a magistratura do Tocantins e todo o sistema de justiça perde um magistrado vocacionado, competente e comprometido. “Um ser humano ímpar e pacificador, que deixa um legado de integridade, de compromisso e dedicação para com a justiça e sociedade. Contribuiu na construção e desenvolvimento do Poder Judiciário do Tocantins. O doutor Sândalo foi exemplo de profissionalismo pelas comarcas por onde passou. E nós tivemos a satisfação do convívio com um homem de família, esposo e pai amoroso, filho dedicado e fiel amigo de todas as horas. Que Deus conforte e fortaleça todos os familiares neste momento”.

 

Pioneirismo

 

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), Odete Almeida, ressaltou o trabalho e o pioneirismo do magistrado que também esteve à frente da instituição “O doutor Sândalo é um ícone na história da Asmeto. É o cofundador da nossa associação, juntamente com o desembargador João Alves. Um homem íntegro, um parceiro solidário, um colega amoroso, dedicado, inteligente, que dedicou muito, muito, muito da sua vida pela Asmeto. É uma perda muito grande, irreparável, mas todos nós somos muito gratos, muito gratos por tudo, todos os ensinamentos, com sabedoria, com a finesse que ele tinha, com equilíbrio. Somos muito gratos pela convivência com este ser humano ímpar que era o colega Sândalo.”

 

Gedeon Pitaluga, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Tocantins (OAB-TO) lamentou o falecimento do magistrado, uma perda para todo o Sistema de Justiça do estado do Tocantins. “Ele como professor, como magistrado, como advogado, como operador do direito, como jurista era um grande exemplo de competência, de denodo. E esse exemplo fica para todas essas gerações que o conheceram por mais de duas décadas trabalhando em prol do sistema judicial tocantinense.”

 

Autoridades presentes

Passaram pelo pleno do TJTO, os desembargadores(as) Eurípedes Lamounier, Pedro Nelson de Miranda Coutinho, Maysa Vendramini Rosal (corregedora-geral da justiça), Ângela Haonat, Helvécio de Brito Maia Neto e Bernardino Lima Luz (aposentado).  Compareceram também o vice-governador Laurez Moreira; a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), André Gonçalves, e os conselheiros Manuel Pires e José Wagner Praxedes; o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; e as procuradoras de justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira e Maria Cotinha Bezerra; a defensora pública-geral Estellamaris Postal; o presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Folha; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) no Tocantinsentre, Gizella Bezerra; a presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Tocantins (ASTJ), Vera Lima; magistrados, advogados, diretores do TJTO, deputados federais e estaduais, e demais autoridades.

 

Sândalo Bueno

O magistrado tinha 65 anos, completados no último dia 19. Era casado com Maria Luiza do Nascimento, tinha dois filhos, Sândalo Bueno do Nascimento Filho e Stella Bueno do Nascimento, e quatro netos.

No Poder Judiciário do Tocantins ele atuou por 25 anos. Tomou posse como juiz de Direito em 25/10/1989 e sua aposentadoria foi publicada no Diário da Justiça de 13/03/2014. Em 1991, ele assumiu a presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), onde exerceu dois mandatos.

 

Confira abaixo as notas de pesar

Nota de pesar

O Poder Judiciário do Estado do Tocantins, em nome de sua presidente, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, comunica com imenso pesar, o falecimento do juiz aposentado Sândalo Bueno do Nascimento,  ocorrido em Palmas, nesta sexta-feira (24/11). 

O magistrado tinha 65 anos, completados no último dia 19. Era casado com Maria Luiza do Nascimento, tinha dois filhos, Sândalo Bueno do Nascimento Filho e Stella Bueno do Nascimento, e quatro netos. 

No Poder Judiciário do Tocantins ele atuou por 25 anos. Tomou posse como juiz de Direito em 25/10/1989 e sua aposentadoria foi publicada no Diário da Justiça de 13/03/2014. Em 1991, ele assumiu a presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), onde exerceu dois mandatos. 

Neste momento de imensa tristeza e dor, externamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho, rogando a Deus que traga o conforto necessário a todos. 

 

Nota de pesar

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo falecimento do juiz de Direito aposentado Sândalo Bueno do Nascimento, que deixa seu nome registrado na história do Estado e da magistratura tocantinense.

Sândalo Bueno foi pioneiro, tendo ingressado nos quadros do Tribunal de Justiça do Estado ainda em 1989. Viveu a estruturação do Poder Judiciário no Tocantins e contribuiu firmemente, tendo passado por diversas comarcas e ocupado funções de destaque, como as de juiz eleitoral de Palmas e juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foi também professor de Direito e presidiu a Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) em três ocasiões. Aposentou-se em 2014, mas manteve seu nome muito vivo na memória da magistratura estadual, como ainda manterá.

Aos seus familiares, em especial à sua esposa, Maria Luíza do Nascimento (assessora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Escola Superior da Magistratura Tocantinense – Esmat), nos solidarizamos e desejamos conforto neste momento de perda.

 

Nota de Pesar 

 

Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento do juiz aposentado, Dr. Sândalo Bueno do Nascimento, de 65 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 24, em Palmas. 

 

O juiz, Dr. Sândalo Bueno do Nascimento atuou no Poder Judiciário do Tocantins por 25 anos. Tomou posse como juiz de Direito no ano de 1989 e se aposentou em 2014. Foi presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) por dois anos.

 

Transmito as minhas condolências aos seus familiares, a sua esposa Maria Luiza do Nascimento, aos seus filhos, Sândalo Bueno do Nascimento e Stella Bueno do Nascimento, e aos seus netos, bem como aos seus colegas de trabalho, a todos que o admiravam e compartilhavam da sua amizade.

Neste momento de dor e saudades, rogo ao nosso Bom Deus para que conforte o coração de cada um.

 

Laurez Moreira

Vice-governador do Tocantins

 

Nota de pesar 

Recebo, com tristeza, a notícia de falecimento do juiz aposentado Sândalo Bueno. Profissional dedicado,  deixou sua marca na magistratura do Estado do Tocantins, onde atuou por 25 anos. Pioneiro, ele fez muitas amizades por aqui. Hoje, sentimos a partida de um grande homem. Me despeço de um amigo. 

Neste momento de profunda dor, estendo o meu abraço, consolo e pêsames a toda a família, em especial à sua esposa e minha amiga Maria Luíza do Nascimento, aos filhos Sândalo Bueno  e Stella Bueno. Fiquem em paz! Que Deus seja a força que vocês precisam. Contem comigo! 

Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas

 

Nota de pesar 

É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo, o juiz de Direito aposentado Sândalo Bueno do Nascimento, aos 65 anos, ocorrido nesta sexta-feira (24), em Palmas.  

Sândalo Bueno foi pioneiro na magistratura do Tocantins, tendo ingressado no quadro do Tribunal de Justiça do Estado em 1989. Ele deixou um legado significativo como juiz eleitoral de Palmas e juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Além disso, Sândalo Bueno também foi um dedicado professor de Direito e presidiu com muita responsabilidade a Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) antes de se aposentar em 2014.  

Em sua partida, deixa a esposa Maria Luíza do Nascimento e dois filhos: Sândalo Bueno do Nascimento Filho e Stella Bueno do Nascimento, além de quatro netos.  

Neste momento de profunda dor e despedida, rogo a Deus para que conforte o coração de todos os seus familiares, amigos e ex-colegas de trabalho. Que nosso Senhor o receba em seus braços e traga o amparo necessário para todos nós.

Vereador Folha
Presidente da Câmara Municipal de Palmas

 

.Nota de pesar

Recebemos com pesar a notícia do falecimento do Dr. Sândalo Bueno do Nascimento, juiz de Direito aposentado. Seu nome ficará registrado na história do Estado e da magistratura tocantinense por toda sua contribuição, tendo trabalhado desde a estruturação do Poder Judiciário no Tocantins até sua aposentadoria, em 2014.

 

Aos familiares e amigos, estendemos os sentimentos de solidariedade e de conforto neste momento de perda. A ausência de um ente querido é uma dor que não pode ser curada, apenas atenuada. Que Deus o receba em seus braços.

 

Carlos Humberto Lima

Secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

 

Nota de pesar

A magistratura tocantinense está de luto. Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do juiz aposentado Sândalo Bueno do Nascimento.

Pioneiro no Judiciário tocantinense, fez importante contribuição na estruturação desse poder no nosso Estado, onde atuou por 25 anos, e trabalhou também como professor de Direito. 

Neste momento doloroso, venho externar meus sentimentos e me solidarizar com a família. Rogo a Deus que, no aconchego de seus braços, o receba e conforte os corações de seus familiares e amigos.

Senadora Professora Dorinha Seabra

Comentários (0)