O Estado do Tocantins poderá ficar fora do Congresso Latinoamericano de Pontos de Cultura que acontece entre os dias 17 a 22 de maio em La Paz, na Bolívia. Isto porque, de acordo com Darlan Soares, coordenador do Ponto de Cultura Casa de Caboclo e representante da Rede Municipal de Pontos de Cultura de Palmas, nem a Prefeitura de Palmas, nem a Fundação Cultural disponibilizaram passagens aéreas para a participação de Palmas e do Tocantins no evento.
Darlan argumenta que o Tocantins possui 23 Pontos de Cultura, um programa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios. Somente em Palmas são 13 Pontos de Cultura.
De acordo com Darlan, “o Congresso Latinoamericano de Pontos de Cultura é um divisor de águas com a participação de 17 países e mais de 1.500 experiências culturais dos países da América Latina”, argumentou.
Darlan Gomes afirmou também que por diversas vezes a Fundação Cultural foi procurada no sentido de sensibilizar sobre a importância da participação a cidade e do Estado no evento. “Enquanto todos os estados brasileiros se mobilizam e enviam representantes, no Tocantins nem se fala no assunto”, Lamentou Darlan. “Se tem verbas para a FLIT, para os editais de cultura e para as quadrilhas, que também são importantes manifestações culturais, por quê negam a ida dos Pontos de Cultura para o evento”, questiona ele.
Darlan argumenta que Palmas recebe entre 20% e 80% das verbas destinadas pelo Ministério da Cultura através do Programa Cultura Viva. O representante da Rede Municipal de Pontos de Cultura, argumenta que a participação no Congresso Latinoamericano é muito importante para a troca de experiência com outras ações culturais que são desenvolvidas no Brasil e na América Latina. “Não apenas para conhecermos o que está acontecendo em outros estados e países, mas também para levar a nossa experiência de Palmas e Tocantins para os participantes do evento”, afirmou.
A Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), informou que os Pontos de Cultura é uma programa do Governo Federal e a ponte entre o Estado é feito pela Secretaria da Juventude. A Seduc informou também que não recebeu nenhuma demanda a respeito do encontro de La Paz.
Fundação cultural esclarece
A Fundação Cultural de Palmas informou ao Portal T1 Notícias que no dia 25 de abril recebeu a demanda da “Comissão Caravana Rede Ponto de Cultura Tocantins”. No entanto, não havia mais tempo hábil para os trâmites legais para atendimento.
A FCP informou ainda que o Ministério da Cultura disponibilizou o Edital de Intercâmbio Nº01/2013 para apoio na aquisição de passagens para custear a ida dos representantes dos Pontos ao Congresso, no qual recebeu propostas até o dia 13 de março para as solicitações aos eventos do mês de maio.
Atualizada às 17h17
Comentários (0)