De acordo com dados do Projeto Vida no Trânsito, em 2014 foram registrados 52 óbitos, nas vias municipais e no perímetro urbano da TO-050 e TO-010. Em 2015, foram contabilizadas 42 mortes, sendo que a área fiscalizada foi ampliada, já que a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte passou a monitorar os trechos urbanos das rodovias estaduais TO-020, TO-030 e TO-080.
Ações de fiscalização intensificadas, investimentos em sinalização eletrônica e ainda o fortalecimento de atividades educativas são algumas das medidas adotadas pela Prefeitura de Palmas que resultaram na redução de acidentes com vítimas fatais na Capital. “Se considerarmos a mesma área fiscalizada do ano passado a redução é ainda maior, já que foram registrados 34 óbitos, ou uma queda de 34,61%. Com a ampliação da área monitorada, registramos 42 óbitos”, esclareceu o secretário Christian Zini.
A Capital passou a contar com 42 faixas monitoradas por radares eletrônicos e terá ampliado o quantitativo de câmeras de monitoramento, que passará de 9 para 22, com a instalação de novos equipamentos que já foi iniciada. O aumento do efetivo, que passou de 56 para 81 agentes também foi apontado como fator importante na obtenção dos resultados positivos.
“Conseguimos fazer com que as pessoas reduzissem a velocidade, que é o principal fator para acidentes graves, que não apenas matam como deixam as vítimas com sequelas graves”, destacou Zini.
O secretário ainda ressaltou que os investimentos na área continuam em 2016. “No ano que vem ampliaremos para mais de 130 faixas monitoradas por radares eletrônicos. Com essa medida esperamos que a velocidade continue sendo reduzida nas vias, o que representa mais índices positivos e menos mortes no nosso trânsito”, enfatizou.
(Com informações da Secom/Palmas)
Comentários (0)