TRE leva informações sobre biometria a eleitores de Santa Fé do Araguaia

Autoridades e eleitores compareceram a audiência pública realizada pelo TRE. Objetivo foi levar informações sobre o cadastramento biométrico dos eleitores

TRE leva informações em audiência pública
Descrição: TRE leva informações em audiência pública Crédito: Divulgação

O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins  (TRE-TO), Flávio Leali, representando a presidente, desembargadora Ângela Prudente, participou da audiência pública no município de Santa Fé do Araguaia (34ª ZE) na manhã desta sexta-feira, 17, para levar informações e esclarecer as autoridades e eleitores locais sobre o cadastramento biométrico dos eleitores.

 

O diretor explicou que a Biometria é um projeto capitaneado pelo Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) e a meta é que todos os eleitores tocantinenses votem por meio da identificação biométrica nas próximas eleições. "O Estado já está com 74% do seu eleitorado cadastrado, a Justiça Eleitoral assumiu o compromisso de concluir esse trabalho ainda esse semestre. A Biometria é uma tecnologia testada e aprovada que irá dar mais segurança na hora do voto", ressaltou.

 

A juíza eleitoral, Renata Teresa Macor, destacou que a 34ª Zona Eleitoral possui uma peculiaridade que a difere das outras Zonas. "O nosso eleitorado não se concentra na sede, que é Araguaína, e está distribuído entre os outros cinco municípios que compõem a Zona Eleitoral", disse.

 

A 34° ZE é composta pelos municípios de Aragominas, Carmolândia, Muricilândia, Nova Olinda e Santa Fé do Araguaia.

 

Até o momento, 30% dos eleitores da 34° Zona Eleitoral de Araguaína fizeram o cadastramento biométrico. Os 17 mil eleitores que ainda não compareceram ao Cartório devem se cadastrar até o dia 26 de maio. Entre os eleitores estão 200 indígenas divididos nas aldeias Xambioá, Kurêrre e Wlrilantan.

 

Postos de Atendimento

Para atender os eleitores a Justiça Eleitoral disponibilizou um posto de atendimento fixo em Nova Olinda, e está realizando atendimento itinerante em Santa Fé, até o dia 31/3 e em Muricilândia até o dia 30/3.

 

Em Aragominas os atendimentos começam  no dia 3/4 e seguem até 5/5. E em Carmolândia inicia no dia 8/5 e segue até  19/5.

 

O coordenador de sistemas eleitorais e logística do TRE-TO, Rogério Nogueira, informou que caso o eleitor perca o prazo para os atendimentos itinerantes no seu município, "ele deve procurar o Cartório em Araguaína para se cadastrar", enfatizou.

 

Acompanharam a Audiência o prefeito de Nova Olinda, José Pedro Sobrinho e o presidente da Câmara Municipal, Nelson Araújo de Brito. De Santa Fé do Araguaia participaram secretários municipais, o presidente da Câmara, Wagner Pereira da Silva e representando o prefeito Oídio Gonçalves de Oliveira, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Alessandra Souza. O vice-prefeito de Aragominas, Libânio representou o município. Também participaram vereadores, eleitores e comerciantes da Região.

 

Visitas

Ainda durante a manhã o diretor geral do TRE-TO, Flávio Leali, acompanhado do coordenador de sistemas eleitorais e logística, Rogério Nogueira, visitaram os postos de atendimento em Muricilândia e Nova Olinda.

 

O vaqueiro, Itaci de Souza, morador de Muricilândia compareceu no posto de atendimento para realizar o cadastramento biométrico e solicitar a impressão de um novo título de eleitor. "O título é um documento importante, eu tinha perdido o meu e aproveitei o atendimento aqui no município pra me cadastrar e imprimi um novo", revelou.

 

(Com informações da Ascom TRE-TO)

Comentários (0)