Tremor de terra atinge Aurora e é sentido por moradores de Taguatinga e Combinado

Tremor foi confirmado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília

Tremor de magnitude 2.7 atinge a cidade de Aurora
Descrição: Tremor de magnitude 2.7 atinge a cidade de Aurora Crédito: Foto: Divulgação

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília confirmou um tremor de magnitude 2.7 ocorrido na cidade de Aurora do Tocantins, na madrugada desta quarta-feira, 7. O fenômeno assustou moradores da cidade e também dos municípios de Taguatinga e Combinado, que relatam nas redes sociais terem ouvido o barulho de algo parecido com um trovão, por alguns segundos, e ainda sentiram portas e janelas balançarem. Esta é a primeira vez que se tem notícia, pelo menos até o momento, de registros de abalos sísmicos nestes municípios.

 

Não foram registrados danos na cidade. Pequenos tremores de terra também já ocorreram antes. Em 2015, moradores de Peixe, na região Sul do Estado, também sentiram um tremor de terra, que foi confirmado pelo Observatório Sismológico da UnB, de 2.9 na escala Richter.

 

Conforme os especialistas, os abalos de 2.7 na escala Richter não causam transtornos para a população, apesar de assustar, ou para as construções. São preocupantes os tremores registrados acima de 3.5 graus nessa escala.

 

Abalo sísmico ou terremoto é um tremor da superfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis. Os abalos são causados pelo choque de placas rochosas situadas a profundidades que vão desde 50 até 900 km abaixo do solo. Outros fatores considerados são deslocamentos de gases como o metano e as atividades vulcânicas.

Comentários (0)