Túnel é localizado ainda em fase de escavação na CPP de Palmas no sábado

Este flagrante foi o 3º somente este mês em dia de visita na CPP de Palmas, sendo que o primeiro ocorreu no dia 06, quando os agentes de execução penal encontraram um buraco na cela 28 do Pavilhão A.

Terra escondida em uniformes de presos.
Descrição: Terra escondida em uniformes de presos. Crédito: Seciju - Divulgação

Mais uma tentativa de fuga foi registrada na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). O fato ocorreu no sábado, 27, mas a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que é a pasta que cuida do Sistema Penitenciário, só tornou público nesta segunda, 29, no final da tarde.

 

Segundo a Seciju, os agentes de execução penal flagraram alguns reeducandos do presídio iniciando a escavação de um túnel no espaço de banho de sol, durante o dia de visita.

 

A CPP de Palmas passou por revista geral na sexta-feira, 26, como última fase da “Operação Férias 2019”, que teve a finalidade de verificar a possível existência de objetos ilícitos e alteração na estrutura física das unidades.

 

No entanto, durante a revista não foi encontrado irregularidades na estrutura predial da CPP de Palmas, ou seja, a escavação do túnel foi iniciada durante a visita dos familiares aos reeducandos no sábado.

 

Os agentes de execução penal da CPP de Palmas perceberam uma movimentação fora do padrão durante o dia de visita e foram averiguar o que se passava no banho sol, quando se depararam com a escavação de um túnel que foi iniciada naquele dia pelos reeducandos. Com isso foi acionada perícia e será instaurado Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar os fatos.

 

“Ressalta-se que os agentes de execução penal foram treinados para frustrar qualquer tentativa de fuga ou desordem no ambiente carcerário com a finalidade que a pena seja executada em sua totalidade, prezando pela segurança dos reeducandos e com foco na ressocialização”, disse a Seciju.

 

Terceiro neste mês

 

Este flagrante foi o terceiro somente este mês em dia de visita na CPP de Palmas, sendo que o primeiro ocorreu no dia 06, quando os agentes de execução penal encontraram um buraco na cela 28 do Pavilhão A. Já no segundo sábado de visita do mês, 13, uma mulher foi presa em flagrante tentando adentrar a carceragem 100g de substância análoga à gel explosivo e 200g de substância análoga à maconha.

 

 

 

 

Comentários (0)