Umidade relativa do ar pode chegar a 12% em Palmas nesta quarta, alerta Defesa Civil

No período seco, é recomendado maior ingestão de líquidos e evitar exposição ao sol

Crédito: Lia Mara

O boletim emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) - Sala de Situação da Defesa Civil Municipal desta terça-feira, 17, informa "Estado de Alerta", com baixa umidade relativa do ar para Palmas e região, bastante sol e poucas nuvens. Nesta quarta-feira, 18, de acordo com documento, a previsão é de temperatura variando entre a 22ºC (mínima) e 36ºC (máxima) e umidade relativa com mínima de 12% e máxima de 27%, com índice UV muito alto.

 

Diante das condições climáticas, a Defesa Civil Municipal recomenda ingestão de bastante líquido, evitar a prática de atividades físicas nas horas mais secas e de exposição ao sol do período mais quente do dia.

 

Outra recomendação é umidificar o ambiente, já que com a baixa umidade, há risco à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. É indicado o uso de vaporizadores, toalhas, recipientes com água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol e usar hidratante para pele.

 

Incêndios Florestais

 

Ainda de acordo com a Defesa Civil Municipal, o tempo seco aumenta os riscos de incêndios florestais. Com isso, é recomendado à população não fazer fogueiras, e também não jogar pontas de cigarros para fora dos veículos. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndio devem ter atenção redobrada devida à visibilidade reduzida por causa de focos de fumaça.

 

Os cidadãos também podem colaborar não colocando fogo em folhas e galhos secos, e principalmente nos terrenos baldios.

 

Dúvidas poderão ser esclarecidas junto à Defesa Civil através do número 199 (Defesa Civil) e ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Comentários (0)