Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 20, a nova Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA) na quadra 203 Norte, ao lado da Casa do Estudante. A unidade tem capacidade para atender até 400 pessoas por dia e, segundo a prefeitura, foram gastos R$ 2.836 milhões na obra e mais de R$ 750 mil em equipamentos e material hospitalar.
Participaram da inauguração secretários municipais, vereadores, servidores, população e o secretário de Saúde do Estado, Samuel Bonilha. Para o prefeito Carlos Amastha, a UPA faz parte dos melhores presentes que Palmas ganha em seu aniversário de 26 anos.
“Estamos com uma estrutura três vezes maior, com porte de hospital. Mais profissionais, mais capacitação, isso reflete em serviços e atendimento de qualidade”, destacou o prefeito.
Atendimento à população
Entre os serviços oferecidos à população na UPA, estão consultas de urgência e emergência, raio-X, ultrassonografia, análises clínicas com laboratório realizando os exames dentro da Unidade, odontologia, pediatria, farmácia e a base descentralizada do SAMU.
O secretário de Saúde, Luiz Teixeira, destacou que “toda a equipe municipal tem trabalhado na construção de um sistema de saúde com estrutura de qualidade, atendimento e acolhimento de excelência”. O secretário relembrou os desafios, dificuldades e as mudanças do projeto para atender todas as exigências do Ministério da Saúde e também as demandas apresentadas pela população. “Estamos lidando com vidas e é fundamental sempre a Saúde com atendimento mais digno e humanizado”, garantiu Teixeira.
Por causa da mudança de prédio, os atendimentos no antigo prédio encerraram às 6 horas da manhã desta quarta, 20, e retornam a sua normalidade ainda hoje, logo mais às 16 horas, já nas novas instalações.
Nova estrutura
A nova estrutura conta com 1.900 m², consultórios maiores, com capacidade de 45 leitos, salas de estar e repouso para os servidores. A UPA é toda climatizada e também conta com academia ao ar livre.
Foram adquiridos novos computadores, camas, colchões hospitalares, TV’s, geladeira, mesas, longarinas, cadeiras, carrinho de emergência, bebedouros, armários, escadas de dois degraus, equipamentos hospitalares, oximetro de pulso, desfibrilador entre outros equipamentos.
(Com informações da Ascom)
Comentários (0)